Fátima Cleide defende melhorias no atendimento a detentas



Em pronunciamento nesta quarta-feira (28), a senadora Fátima Cleide (PT-RO) afirmou que os estados precisam se adaptar à Lei Maria da Penha, com a criação de varas específicas de atendimento à mulher vítima de violência. A senadora condenou a prisão de uma jovem de 15 anos em uma cela com 20 homens, em Abaetetuba (PA), e disse que os governadores precisam atuar em parceira com o governo federal, a fim de aperfeiçoar o sistema prisional e levar condições dignas de sobrevivência às presidiárias, em um ambiente de privação da liberdade.

- Uma das violações são os inadequados prédios para as presidiárias, a grande maioria, como em meu estado, locações readaptadas. Não há presídio feminino em Rondônia. Na capital, Porto Velho, existe apenas um espaço vinculado à antiga central de polícia, uma espécie de calabouço, construção improvisada que já motivou diversas manifestações de insatisfação por parte das detentas - relatou.

Em seu discurso, Fátima Cleide saudou a passagem do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro. A data comemorativa faz parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que, na avaliação da senadora, tem contribuído para o aperfeiçoamento das políticas públicas, no sentido de dotá-las de mecanismos que possam contribuir para o fim das agressões sofridas pelas mulheres.

A Lei 11.340/06 (Maria da Penha) configura como violência doméstica contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. A lei também retirou a competência dos Juizados Especiais para o julgamento desses casos, ao reconhecer que a violência doméstica contra a mulher não é um crime de menor potencial ofensivo. Dessa forma, fica vedado o pagamento de cestas básicas e multa como pena para o agressor.

28/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide defende melhorias no atendimento dado às detentas

Fátima Cleide defende aprovação do Fundeb

Fátima Cleide defende mandato de prefeita de Santarém

Fátima Cleide defende construção das hidrelétricas do Rio Madeira

Fátima Cleide defende discussão sobre problema da água

Fátima Cleide defende emendas ambientalistas na reforma tributária