Fátima Cleide defende regulamentação de novas medidas em favor dos índios
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) cobrou do Congresso Nacional a regulamentação clara dos dispositivos referentes aos povos indígenas. Para ela, o "velho" Estatuto do Índio aguarda, há mais de dez anos, adequação à nova ordem constitucional. Ela disse considerar que o momento é propício para isso já que o país possui um governo comprometido com as causas sociais e os movimentos indígenas. Além disso, notou, as lideranças indígenas "estão maduras" e prontas para pactuarem um acordo justo com as várias nações indígenas.
Fátima Cleide disse que o governo vem fazendo a sua parte. Como prova, lembrou declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo as quais "a sociedade brasileira precisa reencontrar-se consigo mesma". Esse reencontro, observou a senadora, começa pela instalação de um diálogo franco e aberto com os povos indígenas, conforme o governo vem realizando.
Ela destacou ainda os vários eventos realizados nos últimos meses destinados a discutir a questão indígena, entre os quais o documento final do I Fórum Permanente dos Povos Indígenas da Amazônia, realizado recentemente em Manaus, sob a responsabilidade da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).
29/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fátima Cleide defende direitos dos índios da reserva Raposa Serra do Sol
Fátima Cleide alerta para situação dos índios Cinta Larga em Rondônia
Fátima Cleide quer apressar emenda em favor de servidores de Rondônia
Fátima Cleide protesta contra forma como a imprensa trata conflito entre garimpeiros e índios
Fátima Cleide reclama medidas contra violência em Rondônia
Fátima Cleide registra necessidade de medidas para aumentar participação da mulher no Legislativo