Fátima Cleide reclama de falta de avanços internacionais nos direitos humanos
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) criticou em plenário, nesta segunda-feira (20), o pequeno progresso alcançado no mundo, nos últimos anos, com relação à questão dos direitos humanos.
Segundo ela, quase nada há para se comemorar, no âmbito internacional, tendo em vista as contínuas violações de direitos de mulheres, homossexuais, indígenas, pobres, negros e estrangeiros, ocorridas mesmo em países desenvolvidos.
Na avaliação da parlamentar, nas últimas conferências mundiais sobre clima e águas, por exemplo, nenhuma conquista foi alcançada devido à prevalência dos interesses imediatos dos países ricos, que não têm, de acordo com ela, compromisso efetivo com a preservação do planeta.
- Precisamos assumir todos o dever de promover, garantir e proteger os direitos humanos. Necessitamos resgatar as convenções, tratados e protocolos internacionais como nossos orientadores básicos para a construção das políticas públicas que definem a ação do Estado - alertou.
Com relação ao Brasil, mesmo reconhecendo a necessidade de avanços em questões fundamentais como a reforma política e do Judiciário, Fátima Cleide destacou importantes ações promovidas durante os oito anos de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o estabelecimento da Secretaria de Direitos Humanos, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
Outros pontos fundamentais para a melhoria da situação dos direitos humanos no país, conquistados durante o governo Lula, de acordo com a senadora, foram a realização de conferências voltadas para os segmentos de educação, igualdade racial, mulheres e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).
20/12/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fátima Cleide reclama medidas contra violência em Rondônia
Fátima Cleide registra posse do Conselho dos Direitos da Mulher
Fátima Cleide defende direitos dos índios da reserva Raposa Serra do Sol
Fátima Cleide recebe carta em defesa dos direitos de jovens indígenas
Leis trouxeram avanços na proteção aos direitos humanos
Ana Rita aponta avanços e desafios na defesa dos direitos humanos