FERNANDO BEZERRA QUER FIM DE CORREÇÃO DE VALORES EM JUÍZO



O senador Fernando Bezerra (PMDB-RN) apresentou projeto de lei propondo a revogação do parágrafo 4º do artigo 40 da Lei 8.177, que disciplina a atualização monetária de curto prazo para os valores depositados em Juízo, no caso de recursos apresentados em ações trabalhistas.

A preocupação em preservar o valor dos depósitos era plenamente justificada, quando o dispositivo foi estabelecido, em face dos altos índices inflacionários daquela época, observa o senador. Mas hoje, "debelado o processo inflacionário com o advento do Plano Real, não mais se justifica a indexação da economia", argumenta.

O dispositivo que Fernando Bezerra quer revogar estabelece um reajuste trimestral, pela variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), sobre os valores do depósito recursal de que trata o artigo 899 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O senador observa que a Justiça trabalhista "insiste em continuar indexando sistematicamente os valores do depósito recursal, com base na variação da inflação", e chama a atenção para seus altos valores. A interposição de recurso ordinário exige depósito de R$ 2.591,71, enquanto os demais recursos e embargos implicam depósito de R$ 5.183,42.

No entender do parlamentar, além de desnecessário pelo clima de estabilidade de preços vigente no país, atualmente esse dispositivo também se choca "frontalmente com a Lei 9.069, que aprovou o Plano Real e em seu artigo 28, parágrafo 1º, considera nulo de pleno direito qualquer correção monetária cuja periodicidade seja inferior a um ano".

O projeto será apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado em caráter terminativo. Caso seja aprovada e não haja recurso para sua votação pelo plenário, a matéria seguirá diretamente para apreciação pela Câmara dos Deputados.



19/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


FERNANDO BEZERRA QUER "ATUALIZAR" SUDENE

Fernando Bezerra quer ampliar a ação da Codevasf

Fernando Bezerra quer compensar indústria por iodação do sal

Fernando Bezerra quer queda mais rápida nos juros

Fernando Bezerra quer que reforma reduza desequilíbrios regionais

FERNANDO BEZERRA QUER FREAR ABUSO DO PODER ECONÔMICO