Fernando Ribeiro defende PEC que dá recursos para estados exportadores



O senador Fernando Ribeiro (PMDB-PA) defendeu nesta quinta-feira (21), em Plenário, a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC) de sua autoria que cria uma compensação financeira, com parte da receita do Imposto de Importação, para estados que produzirem saldo positivo na sua balança comercial com o exterior. A proposta esteve em pauta em quinta e última sessão de discussão, em primeiro turno.

Ao justificar a iniciativa, Fernando Ribeiro destacou sua intenção de melhorar a competitividade dos 18 estados cujas exportações, atualmente, superam as importações. Esse é o caso, por exemplo, do Pará, que comercializa minérios, madeiras e outras matérias-primas com o Exterior. Segundo afirmou, se houvesse mais investimentos em infra-estrutura de transporte e divulgação, seu estado poderia incrementar sua pauta exportadora.

- Essa é a única possibilidade de os estados exportadores obterem alguma vantagem financeira pelo esforço de auferir superávits na balança comercial - afirmou.Fernando Ribeiro fez questão de deixar claro que sua proposta não cria um tributo novo, não onera a produção e nem retira recursos de alguns estados em favor de outros.

A PEC estabelece que a União separe 20% da arrecadação do Imposto de Importação, que chegou a R$ 9 bilhões em 2001, e faça o rateio dessa parcela entre os estados exportadores, de forma proporcional ao superávit obtido na balança comercial. Além de financiar melhorias na infra-estrutura exportadora, esses recursos poderiam ser utilizados para o desenvolvimento de tecnologia e a divulgação da produção nacional em outros países.

Em aparte, o senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) admitiu ter dissipado dúvidas sobre a viabilidade da PEC após a explicação de Fernando Ribeiro. Sua principal preocupação era que os estados em posição desfavorável no saldo de comércio exterior pudessem ser prejudicados.



21/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fernando Ribeiro quer compensar estados exportadores

Flexa Ribeiro anuncia PEC que beneficia estados exportadores

Luiz Otávio defende estados exportadores

Aécio Neves defende ressarcimento aos estados exportadores em razão da Lei Kandir

Flexa Ribeiro pede ao governo que estude sugestões da Fiepa para amenizar dificuldades de exportadores

Flexa Ribeiro defende mais recursos para o Pará em balanço de sua atuação em 2011