Ferraço defende nova análise da política externa de Jango



 

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) classificou como equivocadas nesta segunda-feira (18), em Plenário, as análises negativas da política externa adotada pelo ex-presidente João Goulart. Ferraço, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, disse que Jango adotou uma postura independente, sem se alinhar automaticamente aos projetos dos Estados Unidos ou da então União Soviética, à época países líderes dos blocos capitalista e comunista, respectivamente.

Ele lembrou que João Goulart restabeleceu relações diplomáticas com a China e com os países do Leste Europeu e foi contrário às sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos ao governo de Cuba.

- Fazendo uma avaliação do legado do ex-presidente Jango, pude compreender que a diplomacia do seu governo foi marcada por conceitos que não apenas sobreviveram, mas influenciaram a política externa em certas fases do regime militar, além de continuarem válidos como expressão de alguns dos valores mais caros da atuação internacional de nosso país - disse.



18/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ferraço defende atuação mais intensa do Itamaraty na política externa e comercial

Brasil deve rever política externa e dependência do Mercosul, diz Ferraço

Comissão de Relações Exteriores assumiu protagonismo em assuntos de política externa, diz Ferraço

Saturnino defende política externa brasileira

Tião Viana defende política externa brasileira

Maciel defende política externa profissional para o Brasil