Saturnino defende política externa brasileira



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) defendeu o comportamento da diplomacia brasileira na crise com a Bolívia. Para ele, o direito internacional deve levar em conta não apenas os contratos, mas também a justiça e as relações de vantagem e desvantagem entre os países. Saturnino disse ainda que a política externa brasileira tem conseguido aumentar as relações comerciais do país com os vizinhos da América do Sul.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (10), o representante do Rio de Janeiro afirmou que a integração econômica com os países latino-americanos pode ser mais vantajosa para o Brasil do que a participação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), uma vez que as indústrias norte-americanas poderiam prejudicar as brasileiras.

- É por isso que nosso governo tem procurado introduzir salvaguardas no projeto da Alca que impeçam a absorção de nossa economia.

A senadora Fátima Cleide (PT-RO) endossou os argumentos de Saturnino. O senador Mão Santa (PMDB-PI) lamentou a pequena participação do Brasil no comércio mundial, que atualmente seria inferior a 1%.



10/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino defende política externa para a América do Sul e vê futuro com otimismo

Saturnino defende política externa de Lula e acusa FHC de mentir ao falar em falência do Mercosul

Tião Viana defende política externa brasileira

Saturnino recebe embaixador dos EUA e destaca papel do Senado na política externa

Política externa brasileira recebe apoio na CRE

Jefferson diz que política externa brasileira não tem princípios