Ferraço defende repasse de recursos do fundo penitenciário a estados



O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) defendeu nesta quarta-feira (12) projeto de sua autoria que muda a forma de gestão do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). O PLS 68/2014 permite a transferência dos recursos do fundo aos estados e ao Distrito Federal, sem a necessidade de convênios específicos.

- Minha proposta é garantir a transferência direta e mensal de pelo menos 60% da dotação orçamentária do Funpen para  fundos penitenciários dos estados e do Distrito Federal sem burocracia ou exigências descabidas – disse o senador, que criticou o contingenciamento desses recursos por parte do governo.

O repasse previsto no texto, segundo o senador, seria feito da mesma forma que o do Fundo de Participação dos Estados. Para ele, é preciso mais agilidade e menos burocracia para que os estados possam construir, reformar e manter seus presídios.

Ferraço alertou para o fato de o número de presos ter aumentado mais de 500% entre 1990 e 2012. Para ele, a superlotação e as condições desumanas a que os presos são submetidos contribuem para o aumento da violência e para casos como o do presídio de Pedrinhas, no Maranhão, em que presos foram decapitados após rebeliões.



12/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges propõe repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública a estados e municípios

Estados já podem apresentar propostas de penas alternativas para financiamento do Fundo Penitenciário

Casas de abrigo a vítimas de violência doméstica poderão ter recursos do Fundo Penitenciário

Ferraço quer que CCJ analise revisão do Fundo de Participação dos Estados

Ricardo Ferraço apresenta proposta para Fundo de Participação dos Estados

CAE analisa novo critério para repasse de recursos do fundo de segurança