Ferraço pede investimento em segurança de fronteiras



O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) comentou nesta quinta-feira (23) a audiência pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim. Dentre os temas do debate, o parlamentar destacou a necessidade de implantar o Sistema de Gerenciamento de Fronteiras (Sisfron) por considerar que o investimento trará "resultados extraordinários":

– Ficou absolutamente claro que o Brasil precisa continuar priorizando, com intensidade, investimentos na área de defesa, para que o país possa contar com um aparato militar capaz de salvaguardar os interesses nacionais nas mais diversas dimensões de sua expressão – avaliou.

Ferraço chamou a atenção para o papel das Forças Armadas na segurança pública através da vigilância das fronteiras, contribuindo para reduzir o contrabando de armas e o tráfico de drogas. Segundo estatísticas que mencionou, o custo da violência no Brasil atingiu R$ 180 bilhões em 2010, enquanto o Sisfron custará, num período de dez anos, aproximadamente R$12 bilhões.

– É evidente que nós estamos falando aqui em ganhos econômicos, em custo-benefício, na redução dos investimentos e das despesas que o Brasil enfrenta na área criminal, mas, o mais complexo, o mais grave, o mais relevante é a preservação, a manutenção da vida humana – disse o senador, que preside a CRE.

Ele defendeu a inclusão do Sisfron no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de modo a assegurar os recursos financeiros necessários à sua implantação. Disse temer que, no ritmo atual, o projeto leve mais de 50 anos para ser implantado.

O parlamentar também citou a sugestão de Celso Amorim, que considerou razoável uma elevação de meio ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB) em gastos militares, e chamou a atenção para "graves distorções" nos salários dos militares: na avaliação de Ferraço, a defasagem na remuneração tem provocado a evasão de profissionais para o setor privado.



23/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos pede mais investimento no policiamento das fronteiras

Delcidio pede maior segurança nas fronteiras

Delcídio pede atenção às fronteiras, 'verdadeira origem dos males' da segurança pública

Zambiasi pede mais investimento na segurança pública gaúcha

Cícero Lucena aponta violência na Paraíba e pede investimento em segurança pública

Ricardo Ferraço comemora lançamento de plano para as fronteiras