FGTS PODERÁ SER LIBERADO PARA PAGAMENTO DE CIRURGIAS



O trabalhador poderá utilizar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento de cirurgias, caso seja aprovado o projeto de lei de autoria do senador Osmar Dias (PSDB-PR) que se encontra tramitando na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa. De acordo com o projeto, o benefício é extensivo aos parentes em primeiro grau, mas ficam excluídas as cirurgias com finalidade estética e experimentais.

- Estamos propondo a utilização do FGTS para pagamento de cirurgias porque julgamos que a saúde do trabalhador e de sua família, assim como seu trabalho, é um dos seus maiores bens e deve ser preservada a qualquer custo - explicou Osmar Dias.

O senador explicou que a Constituição de 1988 universalizou o aceso aos serviços de saúde pública, mas apesar dos esforços que têm sido feitos, o Sistema Único de Saúde (SUS) nem sempre cumpre com seus objetivos e submete o trabalhador, que não tem qualquer plano de saúde privado, a esperar em longas filas de espera para realizar cirurgias, o que acaba acarretando seqüelas para sua saúde.

- Assim, entendemos que, enquanto o Estado não tem condições de proporcionar um atendimento satisfatório à saúde do trabalhador, deve ele poder recorrer a outros meios para satisfazer suas necessidades básicas de saúde - concluiu o senador.

16/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


FGTS PODERÁ SER USADO PARA PAGAMENTO DE MENSALIDADE ESCOLAR

FGTS poderá ser usado no pagamento de anuidade escolar

Saque do FGTS pode ser liberado para vítimas de deslizamentos

Pagamento para projetos do Ministério da Cultura é liberado

Pagamento de benefícios para quem recebe acima do piso será liberado na sexta (1º)

Trabalhador poderá ser liberado para fazer provas de concursos públicos