FGTS PODERÁ SER USADO PARA PAGAMENTO DE MENSALIDADE ESCOLAR



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve votar em outubro projeto de lei do senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) que permite ao trabalhador usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento de mensalidade escolar, no ensino médio e superior. A proposta abrange também os dependentes do trabalhador, e o FGTS poderá também ser usado para saldar dívidas do programa de crédito educativo.
Casildo Maldaner acha que o projeto atende à exigência constitucional de que a educação é direito de todos e dever do Estado. Além disso, a ampliação do acesso à educação motiva muito mais o trabalhador do que a permissão para investir, por exemplo, no mercado de capitais, conforme determina a lei.
Para o senador, o trabalhador de baixa renda e seus dependentes não conseguem arcar com os custos das mensalidades escolares, o que provoca a evasão escolar. Conforme lembrou, o projeto tem a finalidade de fortalecer o ensino privado, como forma de ser uma opção para as famílias mais pobres, "já que as vagas na universidade pública são ocupadas, em sua grande maioria, pela elite econômica".
- Caso a proposta seja acolhida pela Comissão de Assuntos Sociais, sairiam ganhando além dos trabalhadores e de suas famílias, as empresas e o país - disse Casildo Maldaner, para quem a educação continua ser o melhor caminho para que as desigualdades sociais sejam diminuídas.

26/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


FGTS poderá ser usado no pagamento de anuidade escolar

FGTS poderá ser usado para pagar mensalidade do trabalhador e de seus dependentes em faculdades

PROJETO DE TEBET PREVÊ USO DO FGTS PARA PAGAR MENSALIDADE ESCOLAR

Proposta de Raimundo Colombo permite pagamento de mensalidade de faculdades com recursos do FGTS

Recurso do FGTS poderá ser usado para a compra de automóvel

FGTS poderá ser usado para compra de lote urbano