Filhos de portadoras do HIV poderão receber leite especial para evitar o contágio
A Comissão de Assuntos Sociais realiza reunião nesta quarta-feira (26) para analisar uma pauta de 14 itens, entre projetos, requerimentos e denúncias. Entre as matérias, os parlamentares votarão, em caráter terminativo, o parecer da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) ao projeto de lei do Senado (PLS 210/2002) que poderá garantir o fornecimento gratuito do chamado leite maternizado para os filhos de mães portadoras do HIV ou doentes de AIDS, para evitar o contágio.
Do então senador Mauro Miranda (PMDB-GO), a proposta altera a Lei 9313, de 1996. Em sua justificativa, Mauro Miranda argumenta que, apesar da recomendação do Ministério da Saúde, que desaconselha a amamentação por parte de portadoras do HIV, muitas mães de baixa renda não têm recursos para adquirir o leite especial, o que pode abrir o caminho para o contágio de seus bebês.
A matéria tramita em conjunto com o PLS 352/2003, do então senador Luiz Otávio (PMDB-PA), que dispõe sobre a distribuição gratuita de medicamentos de uso contínuo.
Diaristas
Também em caráter terminativo, a CAS analisará o substitutivo do senador Lobão Filho (PMDB-MA) ao PLS 160/2009, da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que trata da definição de atividade de diarista.O texto de Lobão Filho estabelece que a prestação de serviços pelo diarista por até três dias na semana não gera o vínculo empregatício. Além disso, estabelece que o diarista deve estar inscrito no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como contribuinte individual ou facultativo, e efetuar sua própria contribuição.
Na justificativa do projeto, Serys Slhessarenko argumenta que a indefinição jurídica sobre a figura do diarista tem gerado uma série de reclamações trabalhistas a todos os que utilizam os serviços dessa categoria profissional.
Em seu parecer, Lobão Filho observou que a atividade de diarista não compreende apenas a limpeza doméstica, mas também o trabalho não contínuo do cozinheiro, do encarregado da piscina ou do responsável pelo idoso da família, por exemplo.
A CAS se reunirá a partir das 11h, na sala Florestan Fernandes (Plenário 9), da Ala Alexandre Costa.
21/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Filhos de portadoras do HIV poderão receber leite maternizado para evitar contágio
Filhos com até 24 anos poderão receber pensão
Bebês de mães soro positivas poderão receber leite em pó gratuito
Mauro Miranda defende projeto que beneficia filhos de mães portadoras do HIV
Crianças portadoras de necessidades especiais poderão ter vagas garantidas em escolas e creches
Homossexuais poderão realizar reprodução assistida em laboratório para ter filhos