Fim das doações a partidos divide opinião de internautas



O projeto de lei que proíbe doações eleitorais aos candidatos e cria um fundo para distribuição entre os partidos divide a opinião dos participantes da enquete da Agência Senado sobre o tema. Computados 2.802 votos de internautas no período de 1º a 31 de julho, 50,6% se declararam a favor da proposta, rejeitada por 49,4%.

O projeto de lei do Senado 137/10, de autoria do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), prevê o depósito das doações em conta especial aberta pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) dos estados e do Distrito Federal.

Conforme a proposta, que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), os recursos dessa conta seriam distribuídos aos partidos e coligações partidárias na mesma proporção do Fundo Partidário (Lei 9.096/95). Mesquita Júnior explica que, aprovado o projeto, não mais haverá ligação direta entre os candidatos, partidos e os doadores de campanhas.

O senador observa que sua proposta é uma alternativa ao sistema atual - que "subjuga a política aos interesses econômicos" - e ao financiamento público de campanha, rejeitado por 79,9% dos eleitores, de acordo com pesquisa do instituto Sensus.

Mesquita Júnior nota que as eleições no Brasil tornam-se cada vez mais caras e, como tal, sujeitas a influências tanto do poder econômico, quanto do poder político concentrado nas mãos de seus eventuais detentores. Segundo o senador, na eleição presidencial de 2002, o candidato vencedor despendeu, por dia de campanha, 298 mil reais, e o segundo colocado, 304 mil reais.

A consequência da influência dos poderes econômico e político nas eleições, conforme o senador, é o renascimento do velho lema que orientava as eleições "a bico de pena", características do desvirtuamento do sistema eleitoral durante a República Velha. O enunciado dessa política, como lembra Mesquita Júnior, era claro e objetivo: "aos amigos tudo, aos inimigos a lei".



09/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fim do exame da OAB conta com apoio de internautas, mas divide senadores

Pacote habitacional divide opinião de senadores

Internação involuntária de usuário de crack divide opinião dos especialistas

Osmar analisa mudança de opinião dos partidos sobre CPI dos Bingos

Suspensão de tramitação de projeto que limita novos partidos divide senadores

Adams defende no STF doações do setor privado a partidos políticos