Financiamento habitacional poderá incluir móveis



Custos com móveis podem passar a fazer parte de operações de financiamento realizadas pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Esse é o objetivo de projeto de lei que altera as normas do sistema financeiro para aquisição da casa própria (Lei 4.380/1964) e já está pronto para ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

A proposta (PLS 663/2007), do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ), já havia sido rejeitada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O relator naquela comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), argumentou que os custos com decoração aumentam o valor total da operação em cerca de 130% do valor do imóvel.

Esse custo, associado ao dos móveis, explicou Ferraço, não repercute na avaliação do imóvel e, assim, não participa da composição da garantia vinculada,  o que poderia inviabilizar o financiamento em razão do alto custo da operação.

Já o relator na CAE, senador Lobão Filho (PMDB-MA), tirou do texto original a parte que incluía projeto de decoração nas operações de financiamento de imóveis do SFH, mas entende que o financiamento deve abranger os móveis, por representar menor custo para o tomador do financiamento do que os cobrados por financeiras e lojas que financiam móveis. Em sua avaliação, é importante que os imóveis financiados pelo SFH estejam em plenas condições de habitação, o que inclui o mobiliário e mesmo eletrodomésticos essenciais.



25/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crivella apresenta emenda para incluir municípios inadimplentes em pacote habitacional

Osmar Dias quer incluir meio rural no programa habitacional do governo

Financiamento habitacional

USO DO FGTS EM QUALQUER FINANCIAMENTO HABITACIONAL VAI À CÂMARA

Fim de teto para financiamento habitacional sai de pauta

Fim do teto de financiamento habitacional está na pauta da CAE