Fixado calendário para tramitação da reforma do Código do Consumidor



A Mesa do Senado anunciou nesta terça-feira (4) o cronograma de atividades da Comissão Especial de Reforma do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990). A apresentação de emendas, aberta em 31 de agosto, será aceita até 28 de setembro. Os relatórios parciais serão emitidos entre 1º e 15 de outubro, o relator-geral dará seu relatório de 16 a 22 de outubro, e a leitura do parecer final da comissão será feita entre 23 e 29 de outubro.

O anteprojeto de atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi elaborado por uma comissão de juristas sob a presidência do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin. Entre as propostas aprovadas pelo colegiado, destacam-se a regulamentação do comércio eletrônico, a proibição de publicidade que leve o comprador ao engano ou ao superendividamento e a viabilização de alternativas não judiciais para os conflitos de consumo – situações que não foram contempladas na época da formulação do CDC.

As propostas geraram três projetos de lei – PLS 281, 282 e 283 de 2012 – e, que serão examinados pela Comissão Especial presidida pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Substituições

O deputado Sandro Alex (PPS-PR) foi designado membro titular da comissão mista que examina a MP 578/2012, substituindo o deputado Rubens Bueno (PPS-PR).

Para a CPI Mista do Cachoeira, foi designada a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) como membro suplente, em substituição ao deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI).



04/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CALENDÁRIO DE TRAMITAÇÃO DO ORÇAMENTO SERÁ FIXADO NA SEMANA QUE VEM

Sarney instala na terça-feira comissão para reforma do Código de Defesa do Consumidor

Plenário aprova calendário para tramitação da PEC paralela

Projetos de reforma do Código do Consumidor recebem 106 emendas

Adiada votação de relatório sobre reforma do Código do Consumidor

Comissão vota relatório sobre reforma do Código do Consumidor