FLAVIANO HOMENAGEIA CIENTISTA IRLANDÊS PELO COMBATE À HANSENÍASE



O senador Flaviano Melo (PMDB-AC) homenageou hoje (dia 4) o cientista irlandês William Jonhn Woods por seu trabalho no combate à hanseníase no Acre. Ele afirmou que, apesar de sua contribuição não ter sidoreconhecida no Brasil, a rainha da Inglaterralhe concedeu honraria pelos "serviços prestados à humanidade".

Segundo Flaviano, o médico conseguiu mudar o quadro da hanseníase no Acre, reduzindo de 105 casos em 10 mil habitantes, no ano de 1985, para 15 casos, em igual número, em 1996. De acordo com o senador, em 1986, quando o Ministério da Saúdeimplantou uma nova terapia de combate à doença, a poliquimioterapia, como projeto piloto no país, "O Dr. William solicitou a inclusão do estado nesta primeira etapa para que o povo acreanojá tivesse acesso à moderna terapia".

Para o senador, o Acre ainda é um estado endêmico, mas caminha em direção à meta de redução da hanseníase para um caso em 10 mil habitantes, até o ano 2000: " Todo este trabalho deve-se à luta incansável do Dr. William Woods e equipe", acrescentou.



04/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


TUMA HOMENAGEIA DONA RUTH CARDOSO PELO COMBATE À FOME

Combate à hanseníase é destaque na TV Senado

País fortalece ações no combate à hanseníase

CE aprova projeto que institui o dia de combate à hanseníase

Ministério da Saúde lança campanha de combate à hanseníase

Augusto elogia esforço do governo no combate à hanseníase