Flávio Arns diz que figura de Euclides da Cunha segue viva na memória dos brasileiros



O senador Flávio Arns (PT-PR), em discurso durante homenagem em memória de Euclides da Cunha, realizada em Plenário nesta terça-feira (18), disse que segue viva na memória dos cidadãos a figura do escritor, um patriota que não se calou diante dos grandes temas de seu tempo, um "brasileiro ilustre, analista metódico da terra, do homem, da política e da história".

- Um escritor que exaltou a resistência popular, fazendo da sua ficção um espaço para erigir como heróico um povo vencido. Um narrador, emocionalmente envolvido com o relato. Esse foi Euclides da Cunha e com tal característica deixou-nos com Os Sertões um monumento das letras brasileiras e com sua vida, um legado à cultura nacional - afirmou.

A vocação para a palavra, lembrou ainda o senador, valeria a Euclides da Cunha uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, em 1903, 106 anos atrás. Sua obra influenciou outros mestres da literatura brasileira, como Mário de Andrade e Guimarães Rosa, que do seu livro À Margem da História extraiu o famoso termo "nonada", com que abre o seu Grande Sertão: Veredas.

Além de escritor, lembrou Flávio Arns, Euclides da Cunha foi engenheiro, jornalista, bacharel em Matemática e Ciências Físicas e Naturais, poeta, prosador, sociólogo, e acima de tudo, um brasileiro interessado em seu país. Levantou pontes, abriu estradas, viu nascer e apoiou grandes projetos na construção civil, e mais: construiu a Nação nos muitos textos que produziu sobre ela, fruto de viagens e de um senso de observação inigualável.

Flávio Arns também registrou a atualidade de Euclides da Cunha, que tinha um projeto literário sobre a Amazônia, terra que conhecia muito, mais até que o sertão baiano dos massacres de Canudos, retratado em sua principal obra. Ele criticava a depredação da floresta, a escravidão e a semiescravidão no regime de trabalho dos seringais e sonhava com uma nova civilização fundada pelo seringueiro nordestino que toma posse dessa terra e a defende do vizinho estrangeiro.



18/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado presta homenagem a Euclides da Cunha, o escritor que 'descobriu o Brasil que os brasileiros não conheciam'

Dia nacional de reciclagem, proposto por Flávio Arns, segue para análise da Câmara

Flávio Arns congratula advogados brasileiros e defende manutenção do exame da OAB

Flávio Arns convida brasileiros para a Festa de N. S. do Rocio, em Paranaguá

Flávio Arns pede a ação de todos os brasileiros contra o trabalho infantil

Flávio Arns disse que Brasil deve 'profundo reconhecimento' a militares brasileiros mortos no Haiti