Flávio Arns diz que o Brasil precisa valorizar atuação de entidades públicas não estatais como a Pestalozzi



O senador Flávio Arns (PT-PR) registrou em Plenário, nesta terça-feira (21), a experiência vivida pela presidente Associação Pestalozzi de Niterói, Lizair Guarino, na busca pelo fortalecimento dos projetos sociais e educacionais desenvolvidos pela instituição, que atende pessoas com deficiência no estado do Rio de Janeiro. O senador informou que a presidente da entidade visitou centros de reabilitação na Europa e constatou o apoio dado pelo governo a iniciativas da sociedade.

Citando o Jornal da Pestalozzi de julho de 2007, que trata do assunto, o senador apontou como exemplo da Plataforma Européia de Reabilitação, uma entidade sediada na Itália e que congrega as instituições que atendem pessoas com deficiência na União Européia. Segundo o jornal, 90% das atividades desenvolvidas pelas instituições filiadas
são subvencionadas pelo Estado.

- Esse exemplo nos leva a refletir sobre a importância de apoiarmos as ações dessas entidades no Brasil. A falta de programas e de políticas públicas estruturados para o atendimento de pessoas com deficiência no Brasil nos mostra que é preciso avançar na caminhada a favor da cidadania de milhões de brasileiros - disse o parlamentar.

Arns disse que a comparação com a realidade brasileira se tornou inevitável ao constatar a valorização do trabalho desenvolvido pelas instituições européias.

- Eu diria que esse é o maior desafio do Brasil, hoje, em uma série de áreas: a valorização da sociedade organizada; a valorização do terceiro setor; considerar o terceiro setor público, não estatal, dentro de regras bem objetivas de credibilidade - disse o senador.

O tema, enfatizou o parlamentar, adquire maior relevância quando se comemora de 21 a 28 deste mês a Semana Nacional do Excepcional, cujo tema é "Participação e autogestão: em busca da igualdade de oportunidades". Arns fez um apelo aos parlamentares para uma reflexão, na próxima semana, sobre a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e sua inserção efetiva nos contextos social, cultural, educacional e político e a necessidade de mobilização da sociedade em torno do tema.

- Vimos, nos Jogos Parapan-Americanos, exemplos extraordinários de superação de desafios. São pessoas que contam com o apoio dessas instituições para ter acesso aos seus direitos fundamentais - disse o senador, que ressaltou a importância de amigos e de entidades como as Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apaes) na vida de atletas com deficiência.



21/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns homenageia Pestalozzi de Niterói

Flávio Arns ressalta apoio das Pestalozzi a familiares de deficiente mentais

Flávio Arns ressalta importância de valorizar família em vez de bens

Flávio Arns visita exposição de arte de jovens atendidos pela Associação Pestalozzi

Flávio Arns pede a entidades beneficentes que se mobilizem para certificação

Flávio Arns critica projeto que modifica o processo de certificação das entidades beneficentes