Flávio Arns homenageia Fiocruz, reconhecida como a melhor do mundo



Em pronunciamento nesta quarta-feira (24), o senador Flávio Arns (PT-PR) prestou homenagem à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que foi reconhecida pela Federação Mundial de Associações Nacionais de Saúde Pública como a melhor instituição do setor no mundo.

No discurso, Arns lembrou a origem da fundação, que iniciou suas atividades fabricando soros e vacinas contra a peste bubônica, quando seu diretor-geral, o médico Oswaldo Cruz, também diretor de saúde pública do Rio de Janeiro, promoveu a ampliação das atribuições da Fiocruz para a pesquisa aplicada e a formação de recursos humanos.

Ressaltando que a Fiocruz hoje atingiu o patamar de excelência internacional, Arns lamentou que a instituição "não tenha seus trabalhos reconhecidos e valorizados pela população brasileira".

- Para compreender melhor o âmbito da atuação da Fiocruz é interessante ter uma noção das diversas unidades técnico-científicos que a compõem - observou o senador, citando o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos) como um dos mais importantes produtores de vacinas e fármacos de doenças infecto-contagiosas da América Latina.

Ressaltou ainda a importância do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), que fabrica medicamentos para distribuição gratuita à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com uma produção anual de mais de 2,5 bilhões remédios, fabricados com tecnologia própria.

- Deve-se destacar também o papel que esse instituto vem desempenhando no combate à Aids, fabricando genéricos - acrescentouSérgio Arns, enaltecendo ainda o trabalho vários outros institutos da Fiocruz, dentre eles o Fernando Figueira, que promove a saúde da mulher, da criança e do adolescente.



24/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns presta homenagem à Fiocruz e lamenta descaso da população com a instituição

Flávio Arns quer conhecer melhor levantamento do IBGE sobre deficientes

Flávio Arns: "Se as leis forem cumpridas, o Brasil será um país melhor"

Lei Maria da Penha foi reconhecida pela ONU como uma das mais avançadas do mundo, registra Ana Amélia

Flávio Arns homenageia Pestalozzi de Niterói

Flávio Arns homenageia bi-campeão em olimpíada de matemática