Flexa apresenta projeto que obriga concessionárias de serviços a enviar boleto por e-mail



Em discurso nesta quarta-feira (7), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) comunicou ao Plenário ter apresentado projeto de lei que obriga as concessionárias de serviços públicos oferecerem ao usuário a opção de receber o documento de cobrança de seus débitos por meio eletrônico (PLS 28/2012).

Dessa maneira, explicou o senador, o consumidor poderá solicitar às operadoras que enviem boletos de água, luz e telefone, por exemplo, para seu correio eletrônico. Os boletos de cobrança impressos continuarão a ser enviados normalmente, ressaltou Flexa Ribeiro, a não ser que o consumidor peça o cancelamento à empresa.

O senador explicou que, em muitas ocasiões, o boleto chega atrasado à residência do consumidor por motivos alheios à sua vontade, como greve dos Correios, e mesmo assim a pessoa tem de arcar com multa e juros.

Embora simples, disse Flexa Ribeiro, o projeto tem potencial para beneficiar muitos brasileiros.

– O projeto por mim apresentado não obriga que o consumidor faça o pagamento pela rede. Ele vai receber o boleto via rede mundial de computadores, mas pode imprimir o boleto e fazer o pagamento na rede bancária. Se quiser, evidentemente, ele pode fazer o pagamento através da internet, facilitando ainda mais a sua vida – disse.



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto obriga envio de contas de serviços públicos por e-mail e correio

Projeto obriga divulgação de alertas sobre desastres por concessionárias de rádio, TV e celular

Adiada votação de projeto que obriga concessionárias de serviço público a publicar balanços iguais aos de sociedades por ações

Projeto aprovado obriga o Executivo a enviar ao Congresso texto original de acordos internacionais

Candidatos que geraram boleto do Enem fora do sistema devem enviar comprovante para Inep até sexta

Polícia Civil vai passar a enviar cartas precatórias por e-mail