Flexa critica Ibama e pede compensações sociais de empreendimentos energéticos e minerais



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou, nesta quarta-feira (18), a postura do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de não incluir condicionantes sociais nas licenças dos grandes empreendimentos energéticos e minerais no Pará.

De acordo com Flexa, o presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, afirmou, durante reunião na última semana com o vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, que não é por meio do licenciamento que se asseguram condicionantes sociais e que a questão social depende, exclusivamente, da política.

- Se não vai incluir para o Pará, é evidente que também não incluirá para a Amazônia como um todo e não incluirá para o Brasil. Infelizmente, isso é um retrocesso completo – lamentou.

Flexa Ribeiro explicou que as condicionantes sociais consistem na previsão de ações mitigadoras do impacto dos grandes empreendimentos sobre a população da região. Flexa disse que a atitude do órgão deixou claro que o foco principal do governo é na geração de energia e não o atendimento à população.

- O Ibama está largando o povo do Pará à sua própria sorte. Tal posicionamento é uma completa inversão de valores. O licenciamento é o único documento que pode incluir previsão de condicionantes sociais e que o único órgão licenciador é o Ibama. É nessa instância, portanto, que o governo federal pode defender os brasileiros – protestou.

O senador afirmou que a ação demonstra que, para o governo federal, o ser humano não é parte integrante do meio ambiente. Ele destacou que a única forma de os grandes projetos energéticos e minerais trazerem avanços sociais é cumprindo condicionantes sociais.



18/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro critica ação do Ibama contra empresas madeireiras exportadoras

Flexa Ribeiro pede ao Ibama revisão das normas que inviabilizam pesca artesanal

Requião critica leilão do campo de Libra e pede mobilização nas redes sociais

Flexa Ribeiro quer incluir contribuições sociais entre fontes de recursos do FPE e do FPM

Papaléo critica pressa em dividir o Ibama

Mesquita Júnior critica divisão do Ibama