Audiência debate contratação de chineses para instalação de siderúrgica no RJ
A Subcomissão Permanente de Trabalho e Previdência, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), realiza audiência pública nesta terça-feira (20) para discutir a contratação de trabalhadores chineses para a implantação da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), na cidade de Itaguaí, no Rio de Janeiro.
Os grupos Vale do Rio Doce e Thyssen-Krupp, este da Alemanha, são os construtores e o sócio alemão anunciou a intenção de contratar centenas de técnicos e engenheiros provenientes da China. Os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Paulo Paim (PT-RS), autores do pedido de audiência, querem aprofundar o debate sobre, entre outros tópicos, as conseqüências dessas contratações. O requerimento informa que as contratações seriam realizadas "sob o argumento de se tratar de projeto cuja tecnologia não é de domínio de profissionais brasileiros".
Foram convidados para falar na audiência pública os presidentes do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea),Marcos Túlio de Melo, e da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), Paulo Musetti, além derepresentantes do Ministério Público Federal; do Ministério do Trabalho; do Conselho Nacional de Imigração (ligado ao Ministério da Justiça); e do Ministério das Relações Exteriores.
A audiência acontecerá na sala 9 da ala Alexandre Costa, a partir das 10h.
19/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Flexa elogia instalação de siderúrgica da Vale em Marabá
Patrícia Saboya cobra de Lula instalação de siderúrgica no Ceará
Audiência pública debate contratação de empresas
Confea manifesta-se contra contratação de engenheiros chineses no Brasil
Consulta a SPC e Serasa para contratação de empregados será discutida em audiência conjunta
Norma para instalação de antenas de telecomunicações é tema de audiência