Flexa Ribeiro cobra aprovação de planos de manejo florestal no Pará



Ao comentar as recentes operações de fiscalização de madeireiras empreendidas pelo governo federal em seu estado, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) cobrou do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Secretaria de Meio Ambiente do Pará agilidade na aprovação de planos de manejo para exploração sustentável de madeira nas florestas paraenses.

Segundo o parlamentar, existem atualmente no Pará mais de três mil projetos de manejo florestal - apresentados por madeireiras da região - aguardando análise e aprovação dos órgãos ambientais.

- Vamos encontrar uma forma legal para resolver esse problema. O que estamos vendo em Tailândia [município do Pará onde se desenvolve a operação "Arco de Fogo", da Polícia Federal, contra madeireiras ilegais] é um clima de guerra igual ao de Bagdá. A solução é aprovarmos os projetos de manejo e as concessões de florestas - disse.

Flexa Ribeiro defendeu ainda a utilização de 20 milhões de hectares já desmatados em seu estado para fins de reflorestamento com espécies nativas ou exóticas, o que concorreria para a formação de uma reserva legal em propriedades rurais. E criticou a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, por supostamente não tomar medidas adequadas para resolver o problema da exploração ilegal de madeira.

Em apartes, senadores manifestaram apoio à ação da Polícia Federal e da Força Nacional de Segurança Pública contra os madeireiros ilegais em Tailândia. Sibá Machado (PT-AC) e José Nery (PSOL-PA) criticaram as empresas do setor madeireiro do município por insuflarem a população contra os fiscais do Ibama.

Já Expedito Júnior (PR-RO) e Jayme Campos (DEM-MT) chamaram atenção para a importância das indústrias de extração de madeira para a economia de seus estados.

Por sua vez, Valter Pereira (PMDB-MS) criticou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por não controlar desmatamentos de reservas florestais em áreas de assentamento.



26/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro se diz esperançoso com aprovação de projeto de reposição florestal

Flexa Ribeiro cobra aprovação, pela Câmara, de novo marco da mineração

Flexa Ribeiro quer ampliar prazo para elaboração de planos diretores municipais

Flexa Ribeiro cobra rigor na concessão de terras no Pará

Flexa Ribeiro cobra medida concretas para melhoria da saúde no país

Flexa Ribeiro cobra sessão do Congresso para apreciar vetos presidenciais