Flexa Ribeiro cobra mudanças ‘mais robustas’ no sistema tributário



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) classificou como “puxadinhos” as medidas econômicas adotadas pelo governo federal em reação aos resultados apresentados pela economia brasileira neste início de ano. Em pronunciamento nesta terça-feira (27), o senador defendeu que é preciso fazer uma mudança mais consistente no sistema tributário, como forma de estimular a produção e o consumo interno.

Flexa Ribeiro comentou o resultado do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de janeiro, que apresentou queda de 0,13% em relação a dezembro. O indicador, explicou o senador, funciona como prévia fiel do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado trimestralmente pelo IBGE. Na avaliação do parlamentar, 2012 começou mal e o IBC-Br revela um horizonte “turvo” pela frente.

Um dos setores mais afetados, de acordo com o Banco Central, foi a indústria. O setor caiu 2,1% em janeiro, seu pior resultado desde dezembro de 2008. O que teria salvado a economia, na avaliação do senador, foi o consumo, já que as vendas do comércio tiveram expansão de 1,4% em comparação a dezembro.

Para Flexa Ribeiro, as previsões “risonhas” do ministro da Fazenda, Guido Mantega, como a de que o PIB terá crescimento de 5% este ano, vão se evaporando. Com isso, o governo vê-se obrigado a adotar medidas “puxadinhos”, como as anunciadas na segunda-feira (26), de prorrogação por três meses da redução do IPI  da linha branca, que terminaria em março, e de ampliação do benefício a outros setores da indústria, como laminados, revestimentos, lustres e luminárias.

– As reações foram típicas da atual gestão: pontuais e localizadas. Sem um todo que façam sentido, equivalem a puxadinhos. São apenas emendas de ocasião que, lamentavelmente, por sua fragmentação, têm efeitos no máximo etéreos, jamais duradouros – criticou o senador, afirmando que se o governo já tivesse investido em mudanças mais consistentes estaria colhendo agora resultados mais “robustos”.

O senador cobrou ainda da presidente Dilma Rousseff o envio ao Congresso Nacional de uma proposta de ampla reforma tributária. Segundo ele, a reforma foi um compromisso de campanha da presidente, reafirmado mais uma vez esta semana, em entrevista à imprensa.



27/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro cobra regulamentação da Lei Kandir

Flexa Ribeiro cobra conclusão de hidrovia no rio Tocantins

Flexa Ribeiro cobra explicações de Lula sobre grampos

Flexa Ribeiro cobra de Ana Júlia "tragédia anunciada" em maternidade

Flexa Ribeiro cobra atualização de legislação sobre mineração

Flexa Ribeiro cobra rigor na concessão de terras no Pará