Flexa Ribeiro critica Carlos Minc e defende novos limites para a Flona do Jamanxim



Ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (12), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, devido à operação Boi Pirata II, realizada na Floresta Nacional do Jamanxim, no oeste do Pará. O senador também afirmou que a solução para os problemas nessa região exige a redefinição dos limites da floresta - mais conhecida como Flona do Jamanxim.

Para Flexa Ribeiro, a presença de Carlos Minc durante a operação Boi Pirata II - que visa combater o desmatamento para criação de gado na Amazônia - representou mais uma ação de "pirotecnia" do ministro. Ele também ressaltou que a operação ignorou as reuniões, "que vêm sendo realizadas há mais de um ano", entre, de um lado, os representantes das famílias e dos produtores de gado da Flona do Jamanxim, e, de outro, os representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (entidade vinculada ao Ministério do Meio Ambiente) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

- O ministro chama a operação de Boi Pirata. Mas pirata é ele, que se intromete em locais ocupados por famílias há mais de 30 anos - declarou o senador.

Ao lembrar que a Flona do Jamanxim foi criada por um decreto presidencial em 2006, Flexa Ribeiro disse que as famílias dessa região se manifestaram contrariamente à criação da floresta "em todas as audiências públicas promovidas antes do decreto". O senador também argumentou que a operação do governo federal ignora o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que está para ser assinado entre as associações de produtores da região, o Incra e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Ele frisou que, de acordo com o termo, as famílias da Flona do Jamanxim se comprometem a não mais desmatar a região e, dessa forma, podem continuar suas atividades.

- Queremos redefinir os limites dessa floresta, para que as quase mil famílias que lá estão possam continuar a trabalhar como o fizeram nas últimas décadas - declarou.

Nesse contexto, Flexa Ribeiro reiterou sua defesa da emancipação dos distritos de Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra, que estão localizados na Flona do Jamanxim.



12/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro relata dificuldades de produtores da Flona Jamanxim

Kátia Abreu defende direitos de proprietários de terra na Flona Jamanxim

Flexa Ribeiro defende governo do Pará contra crítica de jornal paraense

Flexa Ribeiro defende Kubitschek e critica Lula

Flexa Ribeiro faz apelo a Minc em nome dos moradores de Aveiro

Flexa Ribeiro critica atuação do MST no Pará