Flexa Ribeiro critica corte de repasses federais para municípios endividados



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou, nesta terça-feira (29), a suspensão de repasses do governo federal para municípios endividados. O senador citou reportagem do jornal O Liberal segundo a qual quase 90% dos municípios paraenses estão impedidos de receber recursos federais por estarem em situação de inadimplência. Para Flexa Ribeiro, o governo federal é alheio à situação dos municípios.

- Isso, lamentavelmente, não é caso somente do Pará. Os municípios brasileiros, todos eles, estão em estado de insolvência. Para o governo é tudo muito simples: cortam-se repasses para os municípios que não estão com as contas em dia. Olha-se o efeito simplesmente, não a causa. Essa prática é simplesmente deplorável. Se fosse um governo sério, estenderia a mão e não apontaria o dedo – criticou.

Flexa Ribeiro afirmou que os estados e municípios já pagaram muito além do que pegaram emprestado, mas, devido às taxas de juros abusivas, “a dívida nunca acaba”. O senador argumentou que, se houvesse vontade política do governo federal, tais dívidas também poderiam ser pagas por meio de investimentos.

- Assim forçaríamos o aumento dos investimentos de estados e de municípios em diversas áreas em que a população precisa.

Flexa Ribeiro pediu ainda apoio dos parlamentares a uma emenda que apresentou à Medida Provisória 563/2012, que, entre outros efeitos, reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis. Sua emenda, explicou o senador, determina que a perda decorrente da redução de IPI recaia exclusivamente sobre a União. O senador lembrou que o governo tem, sistematicamente, determinado reduções de IPI, mas que a perda de arrecadação recai sobre os estados e municípios.

- Fica apenas a boa imagem da propaganda do governo Dilma, enquanto prefeitos e governadores arcam com as perdas dessa redução, sem que a União tenha qualquer prejuízo – afirmou.



29/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro cobra repasses federais da Lei Kandir a 21 estados

Flexa Ribeiro critica inclusão de Paragominas (PA) na lista dos municípios mais desmatados

Estados e municípios que descumprirem política para salário mínimo podem ficar sem repasses federais

Flexa Ribeiro critica atuação do MST no Pará

Flexa Ribeiro critica invasões do MST no Pará

Flexa Ribeiro relata visitas a municípios do Pará