Flexa Ribeiro faz apelo por manutenção de escritórios da Anac nos estados




O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) fez um apelo, nesta quarta-feira (2), pela manutenção dos escritórios da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nos estados. A Anac decidiu centralizar suas atividades em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo e, desde o mês passado, vem fechando suas representações regionais em outras capitais. O escritório de Belém deve ser um dos próximos a ter suas atividades encerradas.

Flexa Ribeiro relatou que, em audiência com o diretor de Aeronavegabilidade da Anac, Claudio Passos Simão, recebeu a informação de que a fiscalização e o atendimento nos estados que perderão os escritórios regionais será feito pela internet e pelo telefone.

- Se, com o atendimento presencial, o usuário do serviço de aviação já fica em situação precária em relação aos serviços oferecidos pelas empresas aéreas, imagine se não tiver um posto da Anac para que ele possa fazer a reclamação em tempo real - ponderou.

O senador disse que pediu ao líder do governo no Senado, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que intercedesse junto à presidente Dilma Rousseff por uma solução para que não se concretize o fechamento dos postos da Anac por todo o Brasil.

Saúde no Pará

Em seu pronunciamento, Flexa Ribeiro também comentou reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, descrevendo a situação de abandono de hospitais públicos de municípios paraenses, devido a desvio de recursos. Ele lembrou que, ao lado dos colegas Mário Couto e José Nery, alertou para tais problemas ao longo dos últimos anos. Flexa Ribeiro assegurou que seu colega de partido Simão Jatene, eleito governador do estado em outubro passado, já determinou ao secretário de Saúde que atue para o fortalecimento dos hospitais municipais.

- O governo do estado vai dar um apoio aos hospitais municipais, de tal forma que as pessoas possam ser atendidas na assistência básica do município e não haja migração para os hospitais regionais, que também não eram fiscalizados pelo governo passado - assegurou.

Reforma política

Em relação à reforma política em discussão no Congresso Nacional, Flexa Ribeiro sugeriu que, em vez de haver comissões independentes no Senado e na Câmara, seja formada uma comissão mista de senadores e deputados, para evitar um "esforço desnecessário".

- Se a comissão for mista, com senadores e deputados, nós vamos chegar ao final, no relatório final, a um consenso cuja tramitação será facilitada no plenário das duas casas - opinou.



02/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro faz apelo a Minc em nome dos moradores de Aveiro

Flexa Ribeiro defende aumento de repasse a estados

Flexa Ribeiro anuncia PEC que beneficia estados exportadores

Flexa Ribeiro diz que Lei Kandir não repõe perdas de estados e municípios

Flexa Ribeiro defende integração de estados da Amazônia Legal

Flexa Ribeiro cobra repasses federais da Lei Kandir a 21 estados