Flexa Ribeiro isenta ex-governador de culpa pelas mortes de Eldorado dos Carajás



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) rebateu nesta quarta-feira (19) as críticas feitas na semana passada ao ex-governador do Pará Almir Gabriel, a propósito da passagem dos 10 anos do massacre de Eldorado dos Carajás (PA), que resultou na morte de 19 trabalhadores rurais sem terra, em 17 de abril de 1996. Para o senador, há uma tentativa de manchar, "com fins eleitoreiros", o nome de Almir Gabriel.

De acordo com Flexa Ribeiro, as acusações dos que tentam imputar a responsabilidade pelo massacre ao ex-governador se mostram absurdas, pois o Superior Tribunal de Justiça,  acatando argumentação do Ministério Público Federal, determinou o arquivamento da ação que tenta responsabilizar Almir Gabriel pelas 19 mortes.

Respondendo àqueles que, na mesma linha de críticas ao ex-governador, voltaram a apontar a existência de um esquema que assegura a impunidade dos responsáveis pela morte dos agricultores, o senador lembrou que tanto o coronel Mário Pantoja, comandante da tropa, quanto seu auxiliar, o major José Maria de Oliveira, foram condenados. No entanto, disse, se eles estão em liberdade isso se deu por decisão do Supremo Tribunal Federal, até julgamento final dos recursos interpostos aos tribunais superiores.

Flexa Ribeiro apontou graves falhas na política agrária do atual governo e relacionou a incapacidade dos políticos governistas de defendê-la com as cobranças e acusações contra Almir Gabriel. O parlamentar comentou que o ex-governador, quando deixou o comando do Executivo paraense, em 31 de dezembro de 2002, tinha mais de 80% de aprovação popular. Já os assassinatos no campo passaram de 44, de 2000 a 2002, para 72, entre 2003 e 2005, no país.



19/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro destaca ações do governador pelas vítimas de Eldorado dos Carajás

Flexa Ribeiro isenta Almir Gabriel de responsabilidade por massacre de Eldorado dos Carajás

Mário Couto e Flexa Ribeiro repudiam invasão da Estrada de Ferro Carajás

Flexa Ribeiro culpa governadora por deflagração de greves no Pará

Flexa Ribeiro culpa Lula e Temporão por epidemia de dengue

Paulo Duque isenta governador do Rio e prefeito de Niterói de culpa na tragédia