Flexa Ribeiro lembra oposição do PT à aprovação da LRF



"Mesmo os críticos mais ferrenhos tendem hoje a reconhecer a relevância irredutível da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)". O comentário foi feito pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) ao lembrar que na época em que a LRF foi discutida e votada pelo Congresso o Partido dos Trabalhadores e o agora presidente Luiz Inácio Lula da Silva combateram de forma acirrada sua aprovação.

No Plenário da Câmara, lembrou Flexa Ribeiro, quando a Lei de Responsabilidade Fiscal foi aprovada por 385 votos a favor e 86 contra, sobressaíram-se entre os contrários à aprovação os então deputados petistas Antonio Palocci, José Genoíno e Aloizio Mercadante. No Senado, destacou o senador, a rejeição à matéria foi liderada pelos senadores petistas José Eduardo Dutra e Eduardo Suplicy.

- Em que pese a oposição ferrenha do PT contra sua adoção na época da tramitação, ditaram-se a partir dali paradigmas civilizatórios em favor da austeridade e da transparência das despesas do Estado. E isso se materializou em duas formas: seja educando administradores brasileiros na cartilha do respeito à coisa pública, seja bloqueando abusos e malversações de ímpetos políticos irresponsáveis - afirmou Flexa Ribeiro.

Para o senador, não fosse o esforço para restabelecer o equilíbrio fiscal, as finanças públicas no Brasil já teriam chegado à insolvência. Ele destacou o trabalho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não só no planejamento e orientação para a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas também no trabalho pelo fim da hiperinflação e no aumento dos repasses para o ensino fundamental.



05/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro lembra oposição do PT ao Plano Real

Flexa Ribeiro elogia entendimento entre oposição e governo

Para Flexa Ribeiro, vazamento de operações da PF só atinge oposição

Flexa Ribeiro comemora aprovação na Câmara da nova Lei da Pesca

Flexa Ribeiro comemora aprovação de projeto que cria ZPEs na CAE

Flexa Ribeiro se diz esperançoso com aprovação de projeto de reposição florestal