Flexa Ribeiro: municípios não podem ser prejudicados pelas isenções de IPI



Ao avaliar as dificuldades enfrentadas pelas prefeituras com a crise econômica, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que os municípios não podem ser prejudicados pelas isenções de Imposto de Produtos Industrializados (IPI) concedidas aos setores automobilístico e de construção civil. O parlamentar ressaltou que não discorda da medida, mas que "o governo federal também precisa atentar para os mais necessitados".

- Afinal, essa é a grande causa do governo Lula - declarou ele em pronunciamento feito nesta quinta-feira (2).

As prefeituras vêm sendo afetadas pela queda dos repasses feitos por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse fundo, por sua vez, é composto por 22,5% das arrecadações de dois tributos: o IPI e o Imposto de Renda (IR). Parte da queda é atribuída à própria crise - e à consequente baixa das receitas tributárias -, mas o que Flexa Ribeiro criticou foi a redução causada pelas isenções de IPI.

- O cobertor é curto. Ao atender ao setor produtivo, o governo deixa descobertos muitos municípios - argumentou ele.

Propostas

O senador lembrou que as arrecadações de IPI e IR são divididas entre a União, os estados e os municípios. Assim, para evitar que as prefeituras sejam prejudicadas pelos incentivos em questão, ele anunciou que apresentará uma proposição para determinar que o governo federal só poderá conceder isenções de IPI e IR com os recursos destinados à União - e não com aqueles reservados para estados e municípios.

Em aparte, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que "o governo concede benefícios setoriais, mas as consequências são prejuízos gerais, já que todos os municípios são afetados".

- Por que, em vez disso, não se oferecem benefícios gerais? - questionou ele, citando como exemplo uma possível diminuição nos encargos das folhas de pagamento, "que beneficiariam todos os brasileiros".

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), também em aparte, foi outro a criticar o governo federal. Ele sugeriu que os incentivos ao setor produtivo sejam feitos a partir das contribuições - cuja arrecadação destina-se apenas à União -, para que não as receitas de estados e municípios não sejam atingidas.



02/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro destaca ações do governador pelas vítimas de Eldorado dos Carajás

Flexa Ribeiro isenta ex-governador de culpa pelas mortes de Eldorado dos Carajás

Flexa Ribeiro relata visitas a municípios do Pará

Flexa Ribeiro quer regulamentar a criação de municípios

Flexa Ribeiro defende rejeição do veto à criação de municípios

Flexa Ribeiro diz que Lei Kandir não repõe perdas de estados e municípios