Flexa Ribeiro propõe que estados voltem a cobrar ICMS nas exportações de semi-industrializados



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) apresentou proposta de emenda à Constituição (PEC 37/07) permitindo que os estados voltem a cobrar Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) sobre as exportações de produtos não-industrializados e semi-elaborados, taxação eliminada pela Lei Kandir (Lei Complementar 87/96). O empresário exportador, no entanto, poderia obter ressarcimento do ICMS pago dirigindo-se ao governo federal, compensando o valor de impostos devidos à União.

A idéia do senador é acabar com a queda de braço entre estados exportadores e o governo federal, deflagrada alguns anos depois da Lei Kandir. Por esta legislação, o governo federal faria ressarcimento aos estados por suas perdas com a isenção de ICMS (adotada para incentivar as exportações). No entanto, eles têm reclamado que obtêm ressarcimento bem abaixo das perdas com a isenção. A União, por sua vez, procura reduzir o valor dos ressarcimentos, mesmo com aumento geral das exportações.

Pelo projeto de Flexa Ribeiro, uma lei complementar irá listar os produtos não-industrializados e semi-elaborados que voltariam a ser taxados pelo ICMS na exportação. Mais: a compensação às empresas exportadoras seria feita com impostos cobrados pela União não compartilhados com estados e municípios. A lei complementar poderá inclusive prever o ressarcimento em dinheiro.

Ao defender sua proposta, o senador ponderou que todo o país é beneficiado com as exportações (que geram emprego e renda), mas os estados exportadores são prejudicados pela isenção de ICMS. A situação atual, acrescentou Flexa Ribeiro, leva os estados a incentivarem a atividade econômica apenas para vendas no mercado interno.

Conforme o senador, sua proposta mantém a idéia que norteou a aprovação da Lei Kandir, ou seja, quem "exporta" impostos não é competitivo no mercado internacional. Flexa Ribeiro entende que sua proposta resolve de forma adequada os problemas advindos da Lei Kandir.



18/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro comemora acordo em torno de projeto que cria as Zonas de Processamento de Exportações

Paulo Duque quer que estados possam cobrar ICMS na origem de petróleo e derivados

Apex quer fortalecer exportações de produtos industrializados em 2011

Flexa Ribeiro propõe homenagem a acadêmico

Flexa Ribeiro defende aumento de repasse a estados

Flexa Ribeiro anuncia PEC que beneficia estados exportadores