Paulo Duque quer que estados possam cobrar ICMS na origem de petróleo e derivados



O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) pediu a aprovação de proposta de emenda à Constituição por ele apresentada - a PEC 20/07, sua primeira proposição no Senado Federal - que altera o artigo 155 da Carta Magna, para permitir que os estados possam cobrar, na origem, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre petróleo e derivados, e também sobre energia elétrica, destinados a outros estados. Ele informou que a matéria tem voto favorável na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), elaborado pelo relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

De acordo com Paulo Duque, a proibição da cobrança de ICMS no estado de origem é "um absurdo que vem desde 1988", data da promulgação da atual Constituição. Para ele, é "um castigo muito grande" para o estado do Rio de Janeiro.

No mesmo pronunciamento, Paulo Duque pediu a transcrição, nos Anais do Senado, de artigo intitulado "Royalties: O futuro do Rio em jogo". O artigo questiona a proposta de redivisão entre os estados dos royalties pagos pela União pela exploração de petróleo, em análise no Congresso Nacional. Essa proposta, de acordo com o artigo, também prejudicaria o Rio de Janeiro.

O parlamentar também afirmou que a cobiça internacional pela hiléia amazônica é antiga e citou uma proposta, feita há meio século, de que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) fosse a administradora da região. Segundo ele, a proposta só não foi à frente pela reação do povo e das Forças Armadas. Ele elogiou o Exército pela pressão para que a escravidão fosse abolida no país.

11/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Duque quer votação de proposta que permite que estados produtores cobrem ICMS sobre petróleo e derivados

Paulo Duque defende mudança constitucional para que RJ possa cobrar ICMS sobre petróleo

Paulo Duque defende mudança constitucional para que RJ possa cobrar ICMS sobre petróleo

Paulo Duque quer cobrança de ICMS sobre petróleo e energia

Paulo Duque quer cobrança de ICMS por produtores de petróleo e eletricidade

CCJ analisa projeto que permite cobrança de ICMS pelos estados produtores de derivados de petróleo e de energia elétrica