Flexa Ribeiro: Violência leva o caos ao estado do Pará



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) sustentou em discurso que a violência "está levando o estado do Pará ao caos", acrescentando que o governo estadual não consegue controlar o aumento da criminalidade. Ele informou que sete pessoas foram assassinadas na Região Metropolitana de Belém apenas na quarta-feira (6).

Disse que a revolta da população da cidade de Viseu, que na terça-feira (5) depredou a delegacia e o fórum em represália ao assassinato de um jovem, supostamente por policiais, "é apenas mais um caso de violência no estado". Flexa Ribeiro leu trechos de entrevistas de autoridades sobre o caso de Viseu, inclusive do secretário de Segurança do estado, que admitiu erros na conduta da polícia. Ele lamentou que até o juiz da cidade tenha sido obrigado a fugir da revolta dos moradores.

O senador também advertiu ser tenso o clima em Serra Pelada, no sudeste do Pará, com a possibilidade de confronto entre grupos rivais de garimpeiros que disputam o poder dentro da Cooperativa dos Mineradores. Na segunda-feira (4), já houve um início de conflito, quando três policiais e dois garimpeiros ficaram feridos.

Flexa Ribeiro informou ainda que nesta semana foram invadidas novas fazendas no sul do Pará. Disse também ter recebido nas últimas horas documentos que denunciam tortura contra presos na penitenciária de Altamira e anunciou que vai pedir à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado providências sobre o caso.

- Esses são apenas alguns exemplos da má administração do PT no Pará, que colocam o meu estado no topo do ranking da violência no país. O Pará é hoje um dos estados mais violentos e a governadora Ana Júlia Carepa é apontada como a pior administradora do país. Por isso, ela tem um índice de rejeição de sessenta por cento - afirmou.

Em aparte, o senador José Nery (PSOL-PA) disse que "a polícia é responsável por tudo que aconteceu" na cidade de Viseu. Entretanto, continuou, os policiais prenderam 11 pessoas e tentam agora "encontrar culpados" pelos distúrbios, "e não culpados pelo assassinato do jovem".



07/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro: relatório internacional mostra caos na educação e carga tributária insuportável

César Borges diz que violência aumenta e leva a Bahia 'ao caos'

Flexa Ribeiro protesta contra violência no Pará

Flexa Ribeiro lamenta a violência crescente no Pará

Flexa Ribeiro denuncia aumento da violência no Pará e inoperância da governadora

Flexa Ribeiro denuncia aumento da violência no Pará e inoperância da governadora