FOGAÇA: NÃO É JUSTO MUDAR REGRAS FORA DO PRAZO
Apesar de manifestar-se favorável ao fim do 2º turno, o senador José Fogaça (PMDB-RS) disse hoje (dia 21) que votará contra a proposta de emenda constitucional que extingue esse dispositivo para as eleições estaduais e municipais. Em sua opinião, não é "justo nem recomendável" que se modifique as regras eleitorais menos de um ano antes do pleito.
- Por mais que seja contrária ao 2º turno, não considero que seja o momento adequado para sua eliminação, pois já passou o prazo de 3 de outubro para se alterar a legislação eleitoral. Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, votei a favor da matéria, pois ainda estava nesse prazo - salientou.
Fogaça argumentou que o 2º turno incentiva a fragmentação partidária o que, a seu ver, "já é um motivo mais do que suficiente para ser contrário a ele". O senador afirmou ainda que o dispositivo é danoso para as coligações partidárias que, segundo ele, são feitas precariamente no 2º turno e fragilizam a sustentação dos candidatos eleitos na segunda votação.
21/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Meirelles diz que poupança precisa mudar, mas que as medidas estão fora de sua competência
Paim quer mudar regras de tramitação das MPs
Pagamento de contribuição previdenciária fora do prazo tem multa diária de 0,33%
Sérgio Cabral propõe mudar regras do vale-gás
CABRAL QUER MUDAR REGRAS DE NOMEAÇÃO DE MINISTROS DO TCU
FOGAÇA: PRAZO MORAL PARA O PMDB SE AUTODESCOBRIR COMO OPOSICIONISTA JÁ PASSOU