Força-Tarefa desarticula quadrilha que fraudava benefícios do INSS no Paraná
A Força Tarefa Previdenciária no Paraná, formada pelo Ministério da Previdência Social, Polícia Federal, e Ministério Público Federal, desarticulou nesta quarta-feira (23) quadrilha que fraudava benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Curitiba e Região Metropolitana.
Na Operação Zíngara foi preso um intermediário e cumpridos sete mandados de busca e apreensão de documentos e um de intimação, este nos municípios de Rio Branco do Sul e Itaperuçu.
As investigações duraram cerca de seis meses e revelaram que o chefe do bando agia intensivamente como procurador e intermediador de benefícios do INSS, há mais de dez anos, e atuava nas diversas agências da Previdência Social de Curitiba e da Região Metropolitana.
Ele utilizava documentos falsos em nome de pessoas fictícias e prestava informações falsas ao INSS quanto ao endereço, renda e condição física de beneficiários. Como não havia comprovante de endereço em nome das pessoas forjadas pela quadrilha, os beneficiários se declaravam como ciganos.
A Justiça Federal determinou a suspensão cautelar de 14 benefícios previdenciários cujas investigações revelaram terem sido concedidos fraudulentamente. O montante do prejuízo aos cofres públicos somente será conhecido após a análise do material apreendido.
Os envolvidos responderão pelo crime de estelionato e formação de quadrilha com penas que podem variar de 1 a 5 anos de prisão. Participaram da operação 26 policiais federais e seis servidores do Ministério da Previdência Social.
Fonte:
Ministério da Previdência Social
Saiba mais sobre o INSS no Portal Brasil.
23/06/2010 18:08
Artigos Relacionados
Força-tarefa desarticula quadrilha que fraudava INSS em Passo Fundo (RS)
Força-tarefa previdenciária desarticula quadrilha no Paraná
Força-Tarefa Previdenciária desarticula quadrilha no Acre
Força Tarefa desarticula quadrilha em Mato Grosso
Força-tarefa desarticula quadrilha no Mato Grosso do Sul
Força-Tarefa Previdenciária desarticula quadrilha em Pernambuco