Fórum encerra peregrinação na Fronteira Oeste
A Câmara de Vereadores de Itaqui, através do seu presidente, vereador Milton Brás Rubin, apresentou propostas de emendas populares com reivindicações do município para o orçamento do Estado para o próximo ano. A área dos transportes foi a que mais recebeu pedidos, como o de verbas para a BR 472, para a construção da ciclovia do trabalhador e verbas para viabilizar a construção da Ponte Internacional Itaqui-Alvear. Na área a da educação, os vereadores pediram auxilio para a concessão de bolsas de estudo para alunos carentes, verbas para a construção das casas de recuperação dos Menores de Rua e dos Usuários de Drogas, a instalação de um núcleo da Uergs na região, e a implementação de uma escola profissionalizante.
O Legislativo municipal também solicitou verbas para a segurança, através da construção de casas funcionais para a Brigada Militar e de uma colônia penal no município. No documento também foram reivindicadas verbas para a construção de galerias pluviais, para a restauração do Mercado Público Municipal para a implantação do Programa de Incentivo à Diversificação das Atividades Agropecuárias. Também constavam no documento duas reivindicações que foram apresentadas pelo coordenador do Gabinete de Orçamento e Finanças do Estado, Ubiratan de Souza, como já previstas no orçamento da região. Segundo Souza, serão realizados no próximo ano a conclusão da RS 529, entre Itaqui e Maçambará e destinadas verbas para o acesso sul da BR 472. As áreas da Justiça e da Segurança também foram lembradas pelos vereadores, através da apresentação de moções.
O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste, Hildebrando Santos dos Santos, apresentou em nome da entidade a Carta de Itaqui, com pedidos de apoio para o Refin Rural, para a manutenção das verbas do orçamento para a RS 529, para a manutenção das verbas para educação, saneamento saúde e agricultura, para a execução da pavimentação do acesso sul de Itaqui e para as obras da barragem do Butuí e da ponte de Itaqui.
Participaram na audiência em Itaqui a deputada Cecília Hypolito (PT), presidente da Comissão de Finanças; o deputado Adroaldo Loureiro (PDT), relator da peça orçamentária e os deputados Ronaldo Zulke (PT) e Cézar Busatto (PPS).
O próximo encontro do Fórum Democrático acontece no dia 16 de outubro, às 18h30, em Porto Alegre, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa. Nessa audiência serão sistematizadas todas as sugestões de emendas feitas ao orçamento. O prazo final para apresentar as reivindicações é no dia 17 de outubro.
10/10/2001
Artigos Relacionados
Fórum Democrático encerra peregrinação pelo Interior
Fórum Democrático: Fronteira Oeste é vitrine do Brasil para países do Mercosul
Aprovada região de desenvolvimento na Fronteira Oeste do RS
PROJETO DE ODACIR CRIA REGIÃO DE DESENVOLVIMENTO DA FRONTEIRA OESTE
Comissão de Serviços Públicos ouve clamor da Fronteira Oeste
Fronteira Oeste confirma proposta orçamentária para 2002