FRANCELINO DESTACA IMPORTÂNCIA DO CINEMA BRASILEIRO



A importância do desenvolvimento do cinema brasileiro foi defendida pelo senador Francelino Pereira (PLF-MG), ao abordar, em discurso, a crise no atual surto de crescimento do setor. O senador, que é relator da Subcomissão do Cinema da Comissão de Educação, disse, citando o cineasta Cacá Diegues, que o cinema funciona como uma espécie de espelho da realidade brasileira.
Em sua análise, segundo Francelino, Cacá Diegues salienta que parte das elites brasileiras se voltam contra os sucessos do cinema nacional como se, "sempre com a cabeça muito longe daqui, tivessem receio do seu reflexo, ojeriza a ver na tela o país que tanto lhes desgosta".
Para o senador, esse reflexo na tela é de fundamental importância para o país, porque o cinema, assim como a literatura, a pintura, a música, o teatro, a arquitetura, é uma forma de narrativa "e nenhuma sociedade pode existir sem suas histórias".
O senador disse ainda que o cinema nacional tem sua própria estética e narrativa, distintas das de outros países, e que não deve nada às cinematografias estrangeiras. Para ele, defender esta estética e desenvolver esta narrativa, com sua potencialidade universal, é o grande desafio do país.
Francelino Pereira convidou os demais parlamentares para participarem das reuniões da Subcomissão do Cinema e discutirem o cinema no Brasil afirmando que o acompanhamento da crise brasileira, "pela ótica mais concentrada do cinema nacional, é uma experiência verdadeiramente interessante".
A próxima reunião da Comissão do Cinema será nesta quinta-feira, dia 23 de setembro no plenário da Comissão de Educação.

21/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Francelino destaca Festival de Cinema Brasileiro em Miami

Francelino: cinema brasileiro entra em nova era

Valmir lembra importância do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Francelino Pereira destaca importância do Festival de Curtas-Metragens de Belo Horizonte

(Flash) - Alckmin destaca a importância do setor automotivo no desenvolvimento brasileiro

Francelino diz que a MP do audiovisual é uma vitória do "povo do cinema"