FRANCELINO PEREIRA DEFENDE CRIAÇÃO DE NOVAS VARAS NA JUSTIÇA FEDERAL



O senador Francelino Pereira (PFL-MG) defendeu hoje (dia 13) a aprovação pelo plenário de projeto já apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado que prevê a criação de mais 35 varas da Justiça Federal nos estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Amazonas, como forma de amenizar a morosidade do Judiciário.

O projeto, que determina a criação de 16 novas varas para Minas Gerais, 12 para a Bahia, seis para Goiás e uma para o Amazonas, foi apresentado por iniciativa do Superior Tribunal de Justiça e iniciou sua tramitação na Câmara dos Deputados, em 1994.

Para Francelino Pereira, a criação de novas varas representará um desafogo para os juízes e é indispensável para a reforma do Judiciário. "A urgente reforma do Judiciário passa, obrigatoriamente, por um aumento na oferta de Varas, sobretudo da Justiça Federal", garantiu.

Em aparte, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) fez um apelo para que o projeto tenha prioridade, alegando que as varas previstas já estarão saturadas quando iniciarem sua atuação. "É preciso que o Senado se conscientize dessa necessidade. Há quatro anos, essas varas representavam que o problema seria apenas amenizado e não solucionado", afirmou.

Na próxima semana, Francelino Pereira e Bernardo Cabral devem conversar com o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, para solicitar que o projeto seja incluído, com urgência, na pauta de votações.

13/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ APROVA CRIAÇÃO DE JUIZADOS ESPECIAIS E CEM NOVAS VARAS NA JUSTIÇA FEDERAL

PLENÁRIO ADIA CRIAÇÃO DE 35 NOVAS VARAS DA JUSTIÇA

JUSTIÇA FEDERAL TERÁ CEM NOVAS VARAS NAS CINCO REGIÕES

Criação de 230 varas na Justiça Federal passa na CCJ

CCJ APROVA CRIAÇÃO DE VARAS NA JUSTIÇA FEDERAL

Aprovada criação de três varas da Justiça Federal no Amapá