FRANCELINO: "PESQUISA PODE MOSTRAR QUE MAIORIA NÃO QUER SEGUNDO TURNO"



O senador Francelino Pereira (PFL-MG), relator da emenda que acaba com o segundo turno nas eleições para governadores e prefeitos, afirmou hoje (dia 22) ter a certeza que "uma pesquisa pode mostrar que a maioria dos brasileiros não quer o segundo turno". Francelino apresentou parecer favorável à proposta e agora, com a apresentação de emendas de plenário, o assunto volta à CCJ, onde o relator opinará sobre as novas emendas.

- O brasileiro sabe votar. Será que é preciso uma segunda eleição, encarecendo o custo eleitoral? - perguntou o relator.

Ele opinou que os dois pleitos realizados desde que a Constituinte de 88 introduziu no Brasil o segundo turno nas eleições para presidente, governadores e prefeitos de municípios com mais de 200 mil eleitores"não sacralizam este instituto".

Frisandoque ao relatar o assunto não pensou em eleições passadas ou futuras, Francelino Pereira disse que não quis, em momento algum, citar situações particulares. "Fui isento e tratei do assunto em tese. Meu parecer é institucional e jurídico", observou. O senador lembrou que a comissão temporária do Senado que discute a reforma político-partidária recomendou a extinção do segundo turno, mantendo-o apenas nas eleições para presidente da República.



22/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisa consolida posições e aponta para um segundo turno

Norte, Nordeste e Centro-Oeste registram maioria dos casos de cefaleia crônica no País, segundo pesquisa

PEC DA NACIONALIDADE PODE SER VOTADA EM SEGUNDO TURNO AMANHÃ

SEGUNDO TURNO PODE NEUTRALIZAR ISOLAMENTO PRESIDENCIAL, DIZ MARINA

Raupp: segundo turno pode atrasar em até um mês a tramitação do Orçamento

ARRUDA: PSDB NÃO QUER FIM DO SEGUNDO TURNO