ARRUDA: PSDB NÃO QUER FIM DO SEGUNDO TURNO
O senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), líder do governo no Congresso, anunciou hoje (dia 16) ao plenário que a executiva do PSDB se reuniu ontem (dia 15) 9e decidiu votar contra a proposta de emenda constitucional que acaba com o segundo turno nas eleições para governadores e prefeitos.
O partido tomou a decisão, entre outras coisas, por não concordar com mudanças nas regras eleitorais menos de um ano antes das eleições de 1998, disse Arruda. Para ele, se a redução dos votos mínimos para eleição do presidente em primeiro turno (de 50% para 45%) pode beneficiar a possível reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso, é mais um motivo para que o PSDB vote contra a emenda.
- No PSDB, temos pessoas que não gostam do segundo turno e quem acha que se trata de um avanço. Mas até mesmo quem não gosta do segundo turno acha que não é hora de discutir esse assunto - frisou o senador pelo Distrito Federal.
José Roberto Arruda informou que apresentará emenda à proposta estabelecendo que as mudanças não terão validade para as eleições do ano que vem. "É apenas precaução, no caso de sua aprovação", explicou. Por receber emenda de plenário, a proposta voltará à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para receber parecer do relator.
16/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inácio Arruda espera Dilma e Marina unidas no segundo turno
Renan quer votações antes do segundo turno das eleições
Antônio Britto quer as oposições unidas no segundo turno
FRANCELINO: "PESQUISA PODE MOSTRAR QUE MAIORIA NÃO QUER SEGUNDO TURNO"
Paim quer votar a PEC paralela antes do segundo turno da reforma da Previdência
ELEIÇÕES : JÚLIO CAMPOS QUER EXTINÇÃO DE SEGUNDO TURNO PARA GOVERNADOR E PREFEITO