Francisco Dornelles celebra 80 anos de Célio Borja



A passagem dos 80 anos do jurista Célio Borja, completados nesta terça-feira (15), foi comemorada em Plenário pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ). O parlamentar destacou a competência, a dignidade e os enormes serviços prestados por Borja ao país e ao Rio de Janeiro.

Dornelles detalhou a história política de Célio Borja, que começou sua carreira em 1963, quando foi eleito deputado estadual da extinta Guanabara. Foi secretário de governo de Carlos Lacerda e governador do estado entre 1960 e 1965. Em 1971, foi eleito deputado federal pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) e depois se tornou líder do partido na Câmara dos Deputados, vindo a tornar-se também presidente da Casa.

Reelegeu-se deputado federal em 1978 com a mais numerosa votação do estado do Rio de Janeiro; em 1986, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); e em 1992, foi designado ministro da Justiça no governo do presidente Fernando Collor. Na ocasião, explicou o senador, Célio Borja mostrou lealdade pessoal ao Presidente, respeitando os "princípios constitucionais e assegurando a aplicação da lei e a liberdade do processo de investigação".

- Presto esta homenagem ao Ministro e desejo reiterar meu respeito e admiração - declarou.

Em aparte, o senador Marco Maciel (DEM-PE) deu seu testemunho sobre a "vida exemplar de Célio Borja", a quem considera um cidadão probo e de vida digna. Já o presidente da Casa, senador Garibaldi Alves Filho, mencionou o exemplo de "serenidade e seriedade" de Célio Borja, pela maneira como atuou na vida política nacional.



15/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Francisco Dornelles homenageia 180 anos do "Jornal do Commercio"

Francisco Dornelles comemora os 90 anos da atriz Bibi Ferreira

Dornelles celebra gestão de Olavo Monteiro de Carvalho na ACRJ

Francisco Dornelles defende extinção da LDO

Francisco Dornelles diz que tragédia no Rio tem origem estrutural

Francisco Dornelles defende extinção da Anvisa