Francisco Dornelles homenageia 180 anos do "Jornal do Commercio"



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) prestou nesta quinta-feira (27) uma homenagem aos 180 anos do Jornal do Commercio, fundado em 1827 pelo francês Pierre Plancher.

Francisco Dornelles lembrou os vários colaboradores que escreveram para o jornal nesse período, e citou nomes como José Maria da Silva Paranhos, o Visconde do Rio Branco, e os escritores Joaquim Manoel de Macedo e Lima Barreto.

O senador também lembrou a adesão do Jornal do Commercio a causas como a abolição da escravidão e a proclamação da República, bem como o pioneirismo do jornal em trazer rapidamente as notícias internacionais - aproveitando-se do primeiro cabo submarino a ligar Europa e América do Sul.

ABL

O senador registrou, ainda, o aniversário de 110 anos da Academia Brasileira de Letras (ABL), que será comemorado em São Paulo nesta sexta-feira (28). A festa havia sido adiada por conta do acidente aéreo com o avião da TAM, em 17 de julho.

Dornelles lembrou que o Senado conta com dois representantes na ABL, José Sarney (PMDB-AP) e Marco Maciel (DEM-PE).

O parlamentar elogiou o papel cultural exercido pela ABL, que mantém duas bibliotecas na cidade do Rio de Janeiro.

- Nossa língua é um de nossos patrimônios imateriais mais valiosos, o que torna sem preço o cuidado e a atenção que uma instituição como a academia lhe dedica - disse Dornelles.



27/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Francisco Dornelles presta homenagem ao 'Jornal do Brasil'

ARRUDA DESTACA PAPEL DO "JORNAL DO COMMERCIO"

BENEDITA: "JORNAL DO COMMERCIO" É PROPRIEDADE LEGÍTIMA DO POVO

JOEL DE HOLLANDA DESTACA LIDERANÇA DO "JORNAL DO COMMERCIO"

Francisco Dornelles celebra 80 anos de Célio Borja

Francisco Dornelles comemora os 90 anos da atriz Bibi Ferreira