Francisco Dornelles diz que tragédia no Rio tem origem estrutural



O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) ressaltou em Plenário que a tragédia vivida pelo estado do Rio de Janeiro na última semana, com as fortes chuvas, tem origem estrutural e se deve ao longo período de recessão econômica que se estendeu das décadas de 60 a 80, do século passado.

- É uma situação muito grave, que causa a todos um sentimento de impotência e que tem origem na recessão dos anos 60,70 e 80, que levou a um grande fluxo migratório para o Rio. É decorrência de falta de planejamento e acontece como um fenômeno da natureza, mas reflete grandes problemas estruturais - ponderou em discurso, nesta segunda-feira (12).

O parlamentar agradeceu o apoio dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e elogiou a competência do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes, ambos do PMDB, na tentativa de recuperação das áreas atingidas. Agradeceu, igualmente, o apoio recebido no Senado de parlamentares de diversas agremiações partidárias.

Seguros

Dornelles comentou também em seu discurso a mudança no comando da Confederação Nacional de Seguros (CNSeg), que será assumida por Jorge Hilário Gouvêa Vieira, que sucederá João Elisio Ferraz de Campos. O parlamentar ressaltou que a CNSeg tem realizado importante trabalho no setor, tendo dobrado sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Segundo ele, a confederação criou novas federações e é, atualmente, setor pujante da economia brasileira.

Café solúvel

Também em seu pronunciamento, o representante pelo Rio de Janeiro pediu ao novo ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que encontre uma solução para que setor importe café em grão dentro do regime de drawback (incentivo à importação de matéria-prima visando à posterior exportação de bem manufaturado). Caso contrário, afirmou, o setor corre o risco de desaparecer.

Outro problema para o qual o senador também pediu atenção da pasta da Agricultura é o setor de produção de sardinha, que vem sofrendo concorrência desleal do produto asiático, com práticas de dumping. Dornelles demonstrou preocupação com a sobrevivência dos trabalhadores do setor pesqueiro brasileiro.



12/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles: 'O Brasil morre um pouco com essa tragédia no Rio'

Francisco Dornelles defende extinção da LDO

Francisco Dornelles defende extinção da Anvisa

Francisco Dornelles defende extinção da Anvisa

Francisco Dornelles pede desburocratização do sistema tributário

Francisco Dornelles celebra 80 anos de Célio Borja