Francisco Dornelles pede desburocratização do sistema tributário



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (30), o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) defendeu a desburocratização do sistema tributário do país. Segundo o senador, estudo do Banco Mundial apontou que, em 2008, uma empresa padrão gastava 2.600 horas por ano para pagar impostos no Brasil. A pesquisa também indicou que, entre 177 países, em apenas 23 são necessárias mais de 500 horas.

O senador disse que, segundo a imprensa, o governo federal estuda a fusão dos impostos de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) com o Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS-Pasep). Para o parlamentar, no entanto, o governo deveria aprofundar a questão, procurando unificar, além desses dois, outros impostos como IPI, ICMS, Cide, Fust e Funtel.

Dornelles defendeu proposta aprovada na Subcomissão da Reforma Tributária, que funcionou entre 2007 e 2009, no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A proposta cria um único e amplo imposto sob o valor adicionado (IVA). Na proposta da subcomissão, a competência legislativa desse imposto é exclusiva da União. A fiscalização é feita pelos estados e a arrecadação fica dividida entre União e estados federados. Os estados de origem ficam com pequena parte do arrecadado e a maior parte fica com o estado de destino.

A proposta do Senado, segundo Dornelles, desonera exportações, amplia a definição de tributo e o princípio da anterioridade, ao prever que nenhum tributo poderá ser criado ou majorado sem que a respectiva lei tenha sido aprovada até 30 de junho do ano anterior. Dornelles acrescentou que a medida proposta também fortalece o Simples, reduz a possibilidade de empréstimo compulsório e unifica os impostos sobre propriedade.

- A intenção é válida, mas o governo deveria ir mais longe, analisando a proposta do Senado. É uma forma de desenhar um sistema tributário com mais simplicidade, produtividade e eficiência – concluiu.



30/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Francisco Dornelles critica acordo tributário com Estados Unidos

Francisco Dornelles defende adoção de sistema majoritário nas eleições para deputados

Francisco Dornelles pede atenção para contas externas

Raimundo Colombo pede "sistema tributário mais justo" e fim da CPMF

Francisco Dornelles pede que deputados aprovem projeto que desonera exportadores

Francisco Dornelles pede que Brasil não siga orientação da Unasul com relação ao Paraguai