Freire denuncia fraude eleitoral



O senador Roberto Freire (PPS-PE) denunciou, nesta quinta-feira (22), a ocorrência de fraude eleitoral no município de Cajamar, situado a 36 quilômetros da cidade de São Paulo. - Foram comprovados votos de mortos e de eleitores votando com títulos vencidos. Isso não aconteceu nos cafundós do Nordeste, mas a poucos quilômetros da capital paulista, no estado mais desenvolvido do país, onde se esperaria mais cultura política - afirmou o parlamentar.

Para Freire, o fato ilustra a ação das oligarquias que não querem largar o poder e que a ele se apegam até mediante fraude eleitoral. Ele mencionou reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, do dia 19 passado, segundo a qual a fraude foi descoberta pelo candidato derrotado, Messias Cândido da Silva, do PPS, que a denunciou à Justiça Eleitoral.

- Ele perdeu a eleição por 13 votos, e foram comprovados 14 votos com títulos eleitorais cancelados pela Justiça, em função de transferência irregular de eleitores de outros municípios. Também há fortes indícios de votos de 17 pessoas já falecidas - afirmou o senador, citando o jornal.

Roberto Freire alertou para a morosidade com que a Justiça Eleitoral julga os assuntos de fraude, fazendo com que o mandato do fraudador possa estar concluído quando decretada a punição. - Apenas com a denúncia da fraude já comprovada, e aceita pelo Ministério Público, já dá para destituir o atual prefeito reeleito, Antônio Carlos Oliveira Ribas de Andrade, do PTB, e empossar Cândido da Silva - sustentou Freire.

22/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo critica uso de urna eletrônica e relata denúncia de fraude eleitoral no Pará

Polícia Federal desmonta fraude eleitoral no RS

FRAUDE ELEITORAL NO PERU PREOCUPA PSB, DIZ SATURNINO

Mozarildo denuncia fraude em compras de medicamentos em Roraima

Mário Couto denuncia fraude no Detran do Pará

ADEMIR ANDRADE DENUNCIA FRAUDE EM ELEIÇÕES NO PARÁ