Freire propõe debate sobre "nova utopia" para o Nordeste



Extinta a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), torna-se urgente debater o novo modelo de intervenção estatal, com vistas a tirar a região do atraso econômico e social em relação ao resto do país. É o que propôs nesta quarta-feira (dia 27) em plenário o senador Roberto Freire (PPS-PE).

Dizendo-se contra uma atitude saudosista e "lamentosa" em relação à Sudene, Freire acha que o fim daquele órgão reflete o encerramento de um ciclo e os efeitos da desarticulação da superintendência pelos governos militares. Na sua opinião, o novo cenário propiciado pela globalização, associada ao avanço tecnológico, exige um novo padrão de inserção do Nordeste na economia brasileira. Para o senador, seria impensável conduzir a região pelas etapas clássicas de evolução econômica, fugindo ao desafio do salto em direção a um modelo baseado em alta tecnologia.

- A Sudene cumpriu o seu papel, e não podemos pensar em ressuscitá-la, mas debater uma nova utopia para o Nordeste - disse Roberto Freire. Ele enfatizou, contudo, a necessidade de se manter vivo o objetivo do idealizador da Sudene, o economista Celso Furtado, que preconizava a transformação da economia nordestina e a desconcentração da renda ali gerada, contra uma mentalidade voltada apenas para o subsídio a grupos privilegiados.

Assim como no passado, a inspiração para a nova agência de desenvolvimento do Nordeste deveria vir da Europa. Quando criada por Juscelino Kubstchek, em 1959, a Sudene seguiu os passos da agência italiana voltada para integrar o Sul pobre ao Norte mais desenvolvido. Atualmente, fundos com volume de recursos equivalentes a R$ 230 bilhões de euros financiam a equiparação de regiões e países europeus, de modo a viabilizar a unificação daquele continente.

- Devemos começar a estudar como a agência que substituirá a Sudene pode ser instrumento de gestão e execução de fundos, não mais orçamentários, e sim fundos constitucionais já exitosamente experimentados - pregou Freire.

27/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcídio Amaral propõe debate sobre petróleo e critica proposta de nova lei para o setor

FREIRE: GOVERNO FOI CONTRADITÓRIO NO DEBATE SOBRE PRECATÓRIOS

Freire propõe uma conferência de paz para discutir combate ao terrorismo

ROBERTO FREIRE PROPÕE ACORDO PARA ROLAGEM DA DÍVIDA DE SP

Roberto Freire propõe a criação de conselho para a juventude

FREIRE PROPÕE COMISSÃO EXTERNA PARA SOCORRER DESABRIGADOS DE PE E AL