Freitas Neto pede ajuda a vítimas da seca no PI



O senador Freitas Neto (PSDB-PI) pediu nesta sexta-feira (22) providências do Ministério da Integração Nacional e da Secretaria Nacional de Defesa Civil para socorrer a população do sul do Piauí, vitimada pela seca. Segundo ele, na região de São Raimundo Nonato, composta por 13 municípios, o nível da água dos reservatórios está zerado.

- Nos últimos 20 anos, a menor média de chuvas foi de 400 milímetros anuais. Este ano, quando o período de chuvas praticamente acabou naquela região, só houve 226 milímetros. Não se trata, portanto, de apenas mais um caso de seca, mas de uma situação verdadeiramente excepcional - afirmou.

O senador advertiu que, segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí, não há mais como reverter o quadro, o que significa que não há como fazer novo plantio nem como garantir o consumo de alimentos pela população.

Praticamente todo o sul do estado tem sido fortemente atingido. Conforme conversa que Freitas Neto teve com produtores da região, a expectativa é de perda de 70% da produção de soja. "A agricultura de subsistência foi atingida de forma dramática. Já se perderam 100% das culturas de milho e de feijão, não existindo condições de recuperação", disse.

O senador pediu a liberação de recursos, em caráter emergencial, para a garantia do alimento, construção de aguadas e recuperação de rodovias. Ele alertou, entretanto, para a necessidade de o problema da seca ser encarado de maneira definitiva.

Freitas Neto destacou projeto de sua autoria que cria fundo de incentivo para a cultura da carnaúba. A cera de carnaúba é responsável pela maior parte das divisas de exportação do estado e gera empregos para 60 mil pessoas na época da seca, informou o senador, para quem essa seria, portanto, uma alternativa de geração de emprego e renda em períodos de estiagem.



22/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


FREITAS NETO PEDE RIGOR NA APURAÇÃO DE DESVIOS NO SUS

FREITAS NETO PEDE REAJUSTE PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

FREITAS NETO PEDE ADIAMENTO DO LEILÃO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ

FREITAS NETO PEDE VERBAS PARA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO PIAUÍ

FREITAS NETO PEDE SOLUÇÃO PARA MALHA RODOVIÁRIA DO PIAUÍ

Freitas Neto pede entendimento entre professores universitários e governo federal