FREITAS NETO PEDE RIGOR NA APURAÇÃO DE DESVIOS NO SUS



O senador Freitas Neto (PFL-PI) apelou nesta quarta-feira (dia 25) ao ministro da Saúde, José Serra, para que aprofunde imediatamente o trabalho de auditoria que investiga denúncias de desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí.

Afirmando que o quadro atual não interessa ao governo nem à oposição e, principalmente, à população, o senador defendeu a adoção de uma posição firme pelo ministério no sentido de identificar as irregularidades, punir os responsáveis e estabelecer uma política pública eficaz, que restabeleça os padrões de atendimento da rede hospitalar.

O senador Tião Viana (PT-AC) solidarizou-se com Freitas Neto por colocar em primeiro plano o povo do Piauí e assinalou a importância de o Ministério da Saúde estar mais presente na cobrança da aplicação dos recursos do SUS.

Segundo Freitas Neto, auditorias do Ministério da Saúde já identificaram abusos na aplicação dos recursos do SUS em 13 hospitais piauienses e casos idênticos surgiram em outros. O senador disse ainda que a Polícia Federal já está trabalhando no caso e que a Assembléia Legislativa aprovou, por unanimidade, requerimento que solicita auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) no SUS do Piauí.

As irregularidades denunciadas, informou o senador, incluem má gestão, cobranças irregulares de autorizações para internamento hospitalar, incidentes decorrentes de lentidão no atendimento, suspeitas de desvios na aplicação dos recursos e dúvidas a respeito da correção com que as verbas são distribuídas entre as diversas unidades hospitalares.

- Tudo isso, por si só, já justificaria uma investigação federal - alertou o senador.

Freitas Neto defendeu a melhoria das condições de trabalho dos médicos piauienses e um atendimento digno à população. Ele salientou que o problema não é médico e sim de caráter administrativo, acrescentando que "sem uma política de saúde pública eficaz, que corrija as graves distorções denunciadas, nada disso será possível".

25/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMORIM PEDE APURAÇÃO DE DESVIOS DE RECURSOS NO PLANAFLORO

Freitas Neto pede ajuda a vítimas da seca no PI

FREITAS NETO PEDE REAJUSTE PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

FREITAS NETO PEDE ADIAMENTO DO LEILÃO DA COMPANHIA ENERGÉTICA DO PIAUÍ

FREITAS NETO PEDE VERBAS PARA HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO PIAUÍ

FREITAS NETO PEDE SOLUÇÃO PARA MALHA RODOVIÁRIA DO PIAUÍ