Freitas Neto propõe criação do Funcarnaúba



A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) deverá votar, neste semestre, projeto de lei do senador Freitas Neto (PSDB-PI) que autoriza o poder Executivo a criar o Fundo de Apoio à Cultura da Carnaúba (Funcarnaúba), que tem como objetivo financiar e modernizar a cultura da carnaúba, de modo a elevar a qualidade de vida dos trabalhadores do setor, incentivar a produtividade, estimular o aproveitamento industrial e a exportação do produto e de seus derivados.

Da carnaubeira, planta típica das regiões mais secas do Nordeste brasileiro (copernífera cerífera) é extraída a cera de carnaúba, utilizada em muitas indústrias. Atualmente, esse produto gera US$ 15 milhões de dólares anuais de receita exportadora para o estado do Piauí, onde essa cultura responde pela ocupação de mais de 50 mil famílias, segundo informa Freitas Neto.

Com a criação do Funcarnaúba, que seria formado, principalmente, com recursos da União, o senador Freitas Neto quer dar amparo a uma série de atividades ligadas ao setor, criando condições para o desenvolvimento de novas tecnologias no cultivo, colheita e tratamento da carnaúba. O projeto já recebeu parecer favorável do relator na CAE, senador Waldeck Ornélas (PFL-BA).

A partir de uma política voltada para o setor, o Funcarnaúba, espera o autor da proposta, deverá fortalecer o agronegócio com esse produto, expandindo os diversos segmentos de sua cadeia produtiva. Deve ser capaz, também - assinala - de bancar a realização de pesquisas, treinamento de mão-de-obra, melhoria da infra-estrutura de apoio à produção e comercialização, incluindo-se aí melhoria de estradas vicinais, estímulo à criação de cooperativas e ao consumo da carnaúba e seus derivados.

Com a criação do Funcarnaúba, Freitas Neto entende que será possível ao estado do Piauí, de forma rápida, dobrar as exportações do produto e seus derivados para US$ 30 milhões. Muitas pesquisas e muitas iniciativas com vistas à melhoria da produtividade da carnaúba, no momento já sendo desenvolvidas pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Banco do Nordeste e Universidade Federal do Piauí, poderão ser incrementadas a partir da criação do fundo.

Atualmente, estão sendo instalados dois secadores solares utilizados para melhor extração da cera de carnaúba nos municípios de Campo Maior e de Nazaré do Piauí. O governo piauiense, contudo, já solicitou ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior a instalação de mais uma centena desses secadores, segundo Freitas Neto.



01/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Freitas Neto propõe criação de um fundo para modernizar a cultura da carnaúba

Freitas Neto propõe zona franca no Piauí

Freitas Neto considera acertada criação da Ancine

Freitas Neto propõe carteira de motorista para maiores de 16

FREITAS NETO PROPÕE CELULAR PÚBLICO EM RODOVIAS E COMUNIDADES RURAIS

Freitas Neto defende urgente criação de varas trabalhistas no Piauí