Freitas Neto defende urgente criação de varas trabalhistas no Piauí



O senador Freitas Neto (PSDB-PI) afirmou nesta quinta-feira (12), em Plenário, que cerca de 1,8 milhão de piauienses estão, no momento, sem acesso à Justiça do Trabalho. Ele fez um apelo à Câmara dos Deputados para que vote, com a rapidez possível, projeto que cria seis varas trabalhistas no Piauí. Segundo o senador, -trata-se de questão vital- para a Justiça Trabalhista do estado.

Freitas Neto informou que as varas trabalhistas existentes no Piauí atendem a apenas 15% dos 223 municípios do estado, além de estarem com uma sobrecarga de trabalho. Ele contou que há apenas 10 anos o Piauí conta com um Tribunal Regional do Trabalho (TRT), e afirmou que a Justiça do Trabalho está presente apenas nas cidades de Teresina, Parnaíba e São Raimundo Nonato.

O senador citou declaração do juiz Fausto Lustosa, que acaba de deixar a presidência do TRT do Piauí, de que, devido à demanda reprimida de ações, seriam necessárias pelo menos 15 varas trabalhistas para atender à população. Citou também a juíza Enedina Gomes Santos, nova presidente do TRT, que defendeu a urgente aprovação do projeto que cria as seis varas trabalhistas nos municípios de Floriano, Corrente, Oeiras, Picos, Piripiri e Barras.

O problema enfrentado pela Justiça do Trabalho no Piauí, observou Freitas Neto, afeta, diretamente, tanto empregados quanto empregadores. Para o senador, cabe ao Congresso Nacional atenuar, ao menos, -essa grave dificuldade-.



12/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Freitas Neto autoriza criação de escola técnica no Piauí

Freitas Neto defende instalação da Superintendência da Codevasf no Piauí

Freitas Neto propõe zona franca no Piauí

FREITAS NETO QUER PRESSA PARA LUZ NO SUL DO PIAUÍ

Freitas Neto aponta péssimo estado das rodovias no Piauí

FREITAS NETO RECLAMA MAIS RECURSOS PARA O PIAUÍ